quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Priscilla Hatsumi Ito - 2° Post

Oficinas nas Escolas 

  Nos dois últimos dias de estágio tivemos a oportunidade de ministrar oficinas científicas nas escolas Olinda conceição Teixeira Bacha e Teotônio Vilela. Duas escolas que teoricamente seriam diferentes, uma vez que uma delas possui prêmios nacionais e a outra não. Pensando que seriam totalmente diferentes, me deparei com estruturas e organizações idênticas, apesar de me terem sido apresentadas mais situações problema no Teotônio, as duas escolas não se distanciaram tanto.
   Este estágio para mim foi um "choque de realidade", me vi diante de alunos com valores e culturas bem distantes dos meus.
   Com a experiência percebi, em "conversas de corredor", o quão limitada eu era, como os preconceitos e senso de justiça estão tão amarrados entre si, que condenamos sem entender, o quão é difícil ter uma mente aberta, entendendo na prática o motivo da nossa discussão do ano passado sobre ética, moral e modo como julgamos aprovando e condenando.
  Aprendi a fazer o possível com as ferramentas que eu tenho, a improvisar perante situações problema, e que é muito difícil depender da boa vontade da escola, afinal, o sistema educacional assim como todo o nosso sistema é lento, e tentar ser um agente transformador nesse sistema requer uma inconformidade latente e uma força de vontade terrível, e que se eu penso assim, imagine um professor efetivo!!! Mas eu tenho certeza que todos os alunos do Estágio I, guardam dentro de si uma força de vontade além do que imaginamos para transformar o mundo ensinando Química.
  Enfim, cada segundo nas escolas foi um agente transformador para a minha educação. Obrigada a todos, foi muito bom compartilhar este semestre com vocês!


Nenhum comentário:

Postar um comentário