Bom dia!
Assim
que entrei pela primeira vez na escola percebi uma escola bem limpa e
aparentemente organizada, eram aproximadamente 7h e 30min. Havia alguns alunos
no lado de fora, procurei saber e me informaram - a portaria - que é normal
nessa escola alunos atrasados entrarem no segundo ou terceiro tempo.
Simplesmente entram sem prestar nenhum tipo de justificativa do atraso. Em
conselho, um professor reclamou de tal situação: “o índice de falta no primeiro
tempo é muito grande” e foi respondido pela coordenação: “mas tadinhos dos
alunos... estudos afirmam que faz bem pro cérebro dormir até mais tarde” e como
é de se esperar na hora virou um tumulto dos professores, a maioria querendo
falar do assunto... mas ao final a opinião dos professores não foi levada em
consideração.
A
escola também apresenta sérios problemas de indisciplina e evasão que foi de
aproximadamente 40% em 2012. Pude observar alta indisciplina nas séries de 1º
ano. Todos os professores com os quais estagiei passaram boa parte do tempo
tentando por a sala em silêncio; é comum ouvir palavrões dos alunos e alguns
simplesmente não fazem as atividades propostas pelos educadores. O uso de
drogas também foi um fator bem discutido em conselho, pois se tornou um problema
sério da escola.
Durante
o tempo de estágio pude perceber duas atitudes por parte da direção na
tentativa de melhor a escola. A primeira eficaz e a segunda nem tanto:
1º
– Instalação de câmeras – na tentativa de cessar a “pulação de muro” dos estudantes
instalou-se câmeras em 7 pontos da escola. Inclusive, no primeiro dia de
observação, o professor de química surpreendeu um aluno pulando o muro e o
levou para direção. Bom, a medida foi bem válida, pois notei o cuidado dos
alunos em se fazer algo errado e ser gravado, logo a incidência de alunos
pulando muro não acabou, mas diminuiu muito.
2º
– Reunião com a sala - Na escola a pior classe para trabalhar é o 1ª B e isso é
unânime entre os professores, assim foi decidido fazer uma espécie de conselho com
os alunos, coordenação e todos os professores, onde seria discutido o que
poderia ser feito para melhorar. Isso foi feito, reservaram a aula de Português
para fazerem a reunião, nem todos os professores foram participar, pois
deixariam a classe sem algum responsável. Enfim, após a conversa com os alunos,
os professores disseram não notar diferença no comportamento deles.
Chegando ao
fim deste post.. Acredito que a escola não é simplesmente uma transmissora de
conhecimentos, mas também formadora de cidadãos. Assim, querendo ou não... as
atitudes tomadas pelos educadores irão influenciar muito a vida da criança ou
jovem. E não vai ser deixando o estudante entrar no 2º ou 3º tempo sem nenhum
tipo de cobrança ou dando nota sem merecimento que o estudante estará sendo
preparado para a vida fora da escola, uma universidade e/ou trabalho. Os
índices estão subindo, mas será que a escola esta realmente cumprindo seu papel
como os números apontam?
Obrigada,
Andressa Xavier
Nenhum comentário:
Postar um comentário