segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

E.E Maria Rita de Cássia Pontes Teixeira

Bom dia!

Venho colocar minha 1ª postagem, referente à E.E Maria Rita de Cássia Pontes Teixeira, na qual eu e a Amanda Rodrigues estagiamos por 4 semanas, início em 18/09 e término em 07/10. Durante este período assisti aulas não só de Química, mas de Biologia e Física também, e observando colhi algumas informações, mais até do que eu esperava, dentre as quais as mais interessantes, a meu ver compartilharei no blog... Assim, começarei pelo ambiente escolar.

Assim que entrei pela primeira vez na escola percebi uma escola bem limpa e aparentemente organizada, eram aproximadamente 7h e 30min. Havia alguns alunos no lado de fora, procurei saber e me informaram - a portaria - que é normal nessa escola alunos atrasados entrarem no segundo ou terceiro tempo. Simplesmente entram sem prestar nenhum tipo de justificativa do atraso. Em conselho, um professor reclamou de tal situação: “o índice de falta no primeiro tempo é muito grande” e foi respondido pela coordenação: “mas tadinhos dos alunos... estudos afirmam que faz bem pro cérebro dormir até mais tarde” e como é de se esperar na hora virou um tumulto dos professores, a maioria querendo falar do assunto... mas ao final a opinião dos professores não foi levada em consideração.

A escola também apresenta sérios problemas de indisciplina e evasão que foi de aproximadamente 40% em 2012. Pude observar alta indisciplina nas séries de 1º ano. Todos os professores com os quais estagiei passaram boa parte do tempo tentando por a sala em silêncio; é comum ouvir palavrões dos alunos e alguns simplesmente não fazem as atividades propostas pelos educadores. O uso de drogas também foi um fator bem discutido em conselho, pois se tornou um problema sério da escola.

Durante o tempo de estágio pude perceber duas atitudes por parte da direção na tentativa de melhor a escola. A primeira eficaz e a segunda nem tanto:
1º – Instalação de câmeras – na tentativa de cessar a “pulação de muro” dos estudantes instalou-se câmeras em 7 pontos da escola. Inclusive, no primeiro dia de observação, o professor de química surpreendeu um aluno pulando o muro e o levou para direção. Bom, a medida foi bem válida, pois notei o cuidado dos alunos em se fazer algo errado e ser gravado, logo a incidência de alunos pulando muro não acabou, mas diminuiu muito.
2º – Reunião com a sala - Na escola a pior classe para trabalhar é o 1ª B e isso é unânime entre os professores, assim foi decidido fazer uma espécie de conselho com os alunos, coordenação e todos os professores, onde seria discutido o que poderia ser feito para melhorar. Isso foi feito, reservaram a aula de Português para fazerem a reunião, nem todos os professores foram participar, pois deixariam a classe sem algum responsável. Enfim, após a conversa com os alunos, os professores disseram não notar diferença no comportamento deles.

Chegando ao fim deste post.. Acredito que a escola não é simplesmente uma transmissora de conhecimentos, mas também formadora de cidadãos. Assim, querendo ou não... as atitudes tomadas pelos educadores irão influenciar muito a vida da criança ou jovem. E não vai ser deixando o estudante entrar no 2º ou 3º tempo sem nenhum tipo de cobrança ou dando nota sem merecimento que o estudante estará sendo preparado para a vida fora da escola, uma universidade e/ou trabalho. Os índices estão subindo, mas será que a escola esta realmente cumprindo seu papel como os números apontam?

Obrigada,


Andressa Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário