quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Aline Herrero - 2ª postagem - E. E. Aracy Eudociak

Olá pessoal!

Continuando o assunto sobre as minha experiência no estágio na escola Aracy Eudociak vou falar sobre a atividade prática que realizei.
Como todos aqui sabem e vivenciam, temos disciplinas teóricas pedagógicas e aprendemos sobre o embasamento da prática. De todo o aprendizado que pude ter juntamente com a experiência em sala, conclui que não há como padronizarmos a forma de aplicar quaisquer atividades que diversificam as aulas, depende da realidade da escola, do perfil dos alunos e do conteúdo que estão sendo ensinados e foram aprendidos, associados a isso, deve ser esteticamente atrativo.  
A minha intenção em sala foi atrair os alunos, a atividade foi feita numa sala de primeiro ano, tratam-se de alunos menos despertos e mais resignados.
O experimento foi sobre basicidade de óxidos, tinha sido discutida sobre chuva ácida a partir dos óxidos lançados na atmosfera, a aula foi para ensinar sobre a formação de compostos básicos em quando reage-se água e o óxido em questão.
Foi um aparato muito simples: solução alcoólica de fenolftaleína, um copo de vidro liso, cinza de papel (uma folha de papel é suficiente), água. Ao chegar em sala, tinha o copo cheio com água, adicionei em frente dos alunos gotas de fenolftaleína, agitei e logo após adicionei a cinza do papel, em volta das cinzas a solução tornava-se púrpura, quando agitei a solução tornou-se inteira assim, essa foi a surpresa dos alunos!
A partir daí discuti sobre a formação dos hidróxidos a partir do óxido de metal e em seguida, aplicou-se atividade, tudo isso em menos de 50 minutos! Então mais um requisito que fez que fosse escolhida a prática, foi a agilidade em sala, além ter sido barato e se for repetir em várias salas não seria um aparato pesado.
Espero que essa experiência possa ajuda-los em algum momento na docência de vocês!


Aline Herrero

Nenhum comentário:

Postar um comentário