Olá pessoal!
Continuando o assunto sobre as
minha experiência no estágio na escola Aracy Eudociak vou falar sobre a
atividade prática que realizei.
Como todos aqui sabem e vivenciam,
temos disciplinas teóricas pedagógicas e aprendemos sobre o embasamento da
prática. De todo o aprendizado que pude ter juntamente com a experiência em sala,
conclui que não há como padronizarmos a forma de aplicar quaisquer atividades
que diversificam as aulas, depende da realidade da escola, do perfil dos alunos
e do conteúdo que estão sendo ensinados e foram aprendidos, associados a isso, deve
ser esteticamente atrativo.
A minha intenção em sala foi
atrair os alunos, a atividade foi feita numa sala de primeiro ano, tratam-se de
alunos menos despertos e mais resignados.
O experimento foi sobre basicidade de óxidos, tinha sido discutida sobre chuva ácida a partir dos
óxidos lançados na atmosfera, a aula foi para ensinar sobre a formação de
compostos básicos em quando reage-se água e o óxido em questão.
Foi um aparato muito simples:
solução alcoólica de fenolftaleína, um copo de vidro liso, cinza de papel (uma
folha de papel é suficiente), água. Ao chegar em sala, tinha o copo cheio com
água, adicionei em frente dos alunos gotas de fenolftaleína, agitei e logo
após adicionei a cinza do papel, em volta das cinzas a solução tornava-se
púrpura, quando agitei a solução tornou-se inteira assim, essa foi a surpresa
dos alunos!
A partir daí discuti sobre a
formação dos hidróxidos a partir do óxido de metal e em seguida, aplicou-se
atividade, tudo isso em menos de 50 minutos! Então mais um requisito que fez
que fosse escolhida a prática, foi a agilidade em sala, além ter sido barato e se for
repetir em várias salas não seria um aparato pesado.
Espero que essa experiência possa
ajuda-los em algum momento na docência de vocês!
Aline Herrero
Nenhum comentário:
Postar um comentário