Visita as escolas Teotônio Vilela e Olinda Teixeira Bacha
Nessa nova etapa estivemos visitando duas escolas com realidades bastante diferentes, tanto pelo numero de alunos quanto pela organização. A visita tinha como foco a apresentação de 9 oficinas, contendo práticas experimentais para o ensino de Química.
A Oficina apresentada por meu colega Rafael Lobo Sáber Guimarães e eu, o titulo da oficina "Produzindo gás carbônico". Nessa prática abordamos sobre duas leis ponderais muito importantes dentro da química, a lei de conservação das massas de Lavoisier e a lei das proporções definidas de Proust, com esse experimento tentamos mostrar aos alunos como trabalhar com reagentes limitantes e reagentes em excesso.
Na primeira escola a ser visitada, Olinda Conceição Teixeira Bacha, fomos bem recebidos os professores estavam cientes da nossa visita a escola. Foram disponibilizadas 6 salas de aula para a realização das oficinas. Os alunos estavam atentos ao experimento e conseguiram fazer as relações esperadas, apesar de acontecer um imprevisto com o experimento.
Na segunda escola, Teotônio Vilela, a impressão que tive foi de que os professores não sabiam da nossa visita com as oficinas a escola, mas mesmo com esse pequeno contra-tempo as oficinas foram apresentadas. Os alunos participaram e se mostraram mais curiosos ao experimentos, perguntaram e conseguiram responder algumas questões levantadas durante o experimento.
O Estagio Obrigatório I foi uma experiência muito gratificante onde pude ter o contato com os alunos diretamente, numa primeira etapa de observação e uma segunda de regência em sala de aula, assim podendo compreender um pouco melhor o ambiente de sala de aula, que é de fato, muito mais intenso do que na prática.
Obrigado!
Diego Fernandes de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário