domingo, 15 de dezembro de 2013

2° Postagem E.E. Clarinda Mendes de Aquino

2° Postagem – Rafael Lobo Sáber Guimarães 
Estágio Supervisionado I 
Escola Estadual Professora Clarinda Mendes de Aquino 
   
         Em minha primeira postagem, falei sobre a impressão que tive a respeito da Escola Estadual Clarinda Mendes de Aquino e sobre o processo para iniciar meu estágio naquela instituição. Agora gostaria de falar um pouco sobre a escola, minhas observações e o novo projeto do EJA implantado no segundo semestre deste ano. 
            A Escola Estadual Professora Clarinda Mendes de Aquino foi criada em 18 de abril de 2002. No local onde hoje está localizada a escola funcionava o Lar do Pequeno Trabalhador – uma instituição que atendia os menores carentes da região. O nome da escola homenageia a professora Clarinda Mendes de Aquino, pelo seu desempenho, zelo e interação com a educação e com a cultura local. 
            O novo projeto do EJA chamado EJA III, tem fase única, porém está dividido em 1° e 2° fase para uma melhor operacionalização. O estudante escolhe o grupo que deseja cursar primeiro, sendo que se o estudante for assíduo e for aprovado em todas as avaliações conclui cada grupo em 1 período. Existem três grupos de disciplinas, sendo eles: 
• Grupo I: Matemática, Geografia, Artes e Educação Física. 
• Grupo II: Língua Portuguesa e Literatura, Biologia, História e Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol). 
• Grupo III: Física, Química, Filosofia e Sociologia. 
            Características deste projeto EJA III: 
• O estudante caso não tenha entendido a explicação em sala poderá consultar o professor no atendimento individualizado para sanar suas dúvidas;
 • O estudante determina o tempo que levará para concluir os estudos, podendo concluir em até 1 ano todo o ensino médio se for assíduo; 
• A avaliação terá peso 8,0 e a atividade de produção peso 2,0 (para realizar a avaliação é obrigatório entregar a atividade de produção); 
• Assim que o estudante terminar 1 grupo começa a cursar outro, mediante escolha junto a coordenação; 
• Para realização das provas de cada disciplina (onde algumas tem 8 unidades, outras 10 e outras 12) é necessário no mínimo 75% da carga horária de cada unidade; 
• Cada unidade é composta com 50% de carga horária coletiva e 50% personalizada. 
        Este novo projeto têm sido bem aceito pelos alunos, porém em minha opinião é necessário que se faça algumas mudanças nos grupos, pois algumas disciplinas de um determinado grupo algumas vezes dependem de conhecimentos de disciplinas de um outro grupo, como é o caso do grupo III que engloba as disciplinas de química e física, enquanto que a matemática que é base para estas duas disciplinas está em outro grupo.

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