quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Post II - Estágio Obrigatório III

Boa Tarde!

Nessa nova etapa de Estagio Supervisionado III, continuei a realizar o estágio na Escola Estadual Teotônio Vilela, pois não tinha acompanhado o segundo semestre de uma escola de ensino regular, assim, pude também acompanhar todo o ano letivo e seu ambiente escolar.

Minha maior surpresa foi o índice de evasão que pude perceber com os alunos de 1º ano do Ensino Médio, noturno, cerca de 67% dos alunos. A justificativa para tal nível de evasão seria por conta de o aluno ter de optar por trabalhar ou estudar, e por vezes, eram alunos desistentes que por ter um péssimo desempenho acaba por abandonar as aulas.

         Acompanhei os alunos dos 1º e 3º anos do Ensino Médio, onde pude realizar um experimento com base no artigo A FORÇA ESTÁ COM AS CÉLULAS da Revista Ciência Hoje, vol. 50, lançada em setembro de 2012. Aproveitei o tema que trata de bioenergética, e sabendo que hoje em dia os adolescentes estão muito focados em ter o chamado “corpo perfeito”, e explorei em como a energia é “retirada” dos alimentos e aproveitada por nosso corpo. Também se falou um pouco sobre calor e temperatura, visando mostrar a principal diferença entre esses dois termos. Com um experimento criado a partir de materiais alternativos, construí um calorímetro com uma caixa de leite e medimos com um termômetro o quanto de calor era liberado pela queima de um grão amendoim, relacionando a queima com a quantidade de caloria contida no amendoim.

      O experimento escolhido foi muito válido, visto que os alunos se interessaram pelo assunto abordado, foram bastante participativos. Acabou sendo uma revisão sobre alguns conceitos de química e biologia, e por acidente acabou tendo uma interdisciplinaridade para os alunos do 1º ano, pois algumas semanas antes eles tinham estudado sobre o funcionamento da mitocôndria.
         

Diego Fernandes de Oliveira

Um comentário:

  1. Prezado Diego,

    Fico muito feliz em saber que o artigo que escrevi para a CH em 2012 tenha sido útil para as suas aulas.

    Atenciosamente,

    Marcus Fernandes de Oliveira

    ResponderExcluir