Boa noite, sou Andressa Xavier e estagiei na E.E.Blanche dos Santos Pereira no período Noturno, com o professor Guilherme Vilalba Fortunato.
Fonte: eeblanche.blogspot.com/ |
A minha primeira experiência no período noturno me permitiu reflexões e comparações com o ensino do período matutino nas quais relatei nesta postagem. Localizada no bairro Tijuca I a escola abriga muitos alunos de bairros vizinhos como Santa Emília e Caiobá, isso se manteve nos dois períodos. A grande diferença entre os períodos é o ritmo das aulas, as aulas são mais curtas no noturno e mais fracas, devido ao ilusória desculpa que "os alunos trabalham e não se pode cobrar muito deles", frase dita por uma professora do noturno. Pelo levantamento superficial que fiz nem a metade dos estudantes trabalham e os que não trabalham optaram o noturno por ser mais fácil passar de série ou por companhia de algum colega.
Acompanhei adolescentes de 1º, 2º e 3º com exceção de uma senhora de 3º ano. São alunos com índice de evasão maior em relação ao matutino principalmente nos primeiros anos. Embora eu goste da organização da escola e tenha gostado do domínio de conteúdo do professor, presenciei um ensino menos produtivo que o matutino pelo fato de se achar que todos os alunos trabalham estão cansados demais para uma boa aula e que não responderiam bem a exigências de estudo fora da sala de aula. Infelizmente, o ensino noturno é mais fraco que o ensino matutino e acredito que isso não deveria acontecer, pois aqueles que estudam a noite merecem e devem ter um ensino de qualidade, tanto quanto qualquer outro período de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário