Visando cumprir os objetivos
da disciplina Estágio Obrigatório I, são eles: Integrar
o graduando com o ambiente e a estrutura escolar; Proporcionar a vivência no ensino
de química; Fundamentar a didática nas atividades relacionadas a formação do
professor; Fomentar a divulgação científica; Estimular as atividades experimentais; Projetar
sequencias didáticas que explorem experimentos e que estimulem a construção de
materiais didáticos para o ensino de química; Conhecer o funcionamento administrativo
e pedagógico do ambiente escolar.
A
disciplina foi dividida em duas etapas de visitação. Relato agora a primeira
etapa das visitas. Em primeira instancia visitamos quatro escolas de Campo Grande.
São elas:
i.
E. E. Maria Constança de Barros Machado.
ii.
E. E. Waldemir Barros da Silva.
iii.
E. E. José Maria Hugo Rodrigues.
iv.
E. E. Arlindo de Andrade Gomes.
A
E. E. Maria Constança de Barros Machado foi a primeira a ser visitada no dia 08/09/2014. Observamos
sua estrutura arquitetônica projetada por Oscar Niemayer, número de alunos, número
de salas e conversamos com a direção e coordenadoria. A segunda foi a E. E.
Waldemir Barros da Silva no 15/09/2014 localizada no bairro das moreninhas. Além
da observação da estrutura escolar discutimos com a diretora e vice-diretora
sobre a história da escola e também sobre o Projeto Político Pedagógico da
escola. No dia 22/09/2014 a terceira escola a ser visitada foi a E. E. José Maria
Hugo Rodrigues. Nesta visita conversamos com a coordenadora da escola e
discutimos sobres os projetos que a escola desenvolve na realização da feira de
ciências. A quarta e última escola que visitamos foi a E. E. Arlindo de Andrade
Gomes no dia 06/10/2014. Está visita teve um diferencial, fomos a escola sem a
presença do Professor Ivo. Tivemos um contato direto com a coordenadora, com os
professores (principalmente com o professor Fernando que leciona química na instituição)
e também com os alunos. A escola estava conturbada pois passava por obras.
Concluo que a disciplina de
estágio obrigatória I atingiu os objetivos planejados na tentativa de Integrar
o graduando com o ambiente e a estrutura escolar; Proporcionar a vivência no
ensino de química; Fundamentar a didática nas atividades relacionadas a formação
do professor; Fomentar a divulgação científica; Estimular as atividades
experimentais; Projetar sequencias didáticas que explorem experimentos e que
estimulem a construção de materiais didáticos para o ensino de química; Conhecer
o funcionamento administrativo e pedagógico do ambiente escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário