Olá!
Meu nome é Nathalie Rossini,
sou acadêmica do oitavo semestre do curso de Licenciatura em Química da UFMS,
matriculada na disciplina de Estágio Obrigatório III. Nesse segundo post venho
falar como foram as atividades e observações realizadas durante o semestre na
disciplina de Estágio.
O turno vespertino da Escola
Estadual Vespasiano Martins possui seis turmas do ensino médio regular, sendo três
turmas de primeiro ano, duas turmas de segundo ano e uma turma de terceiro ano.
Minhas observações foram nas segundas-feiras, durante os cinco tempos, não
sendo observada apenas uma das turmas de primeiro ano. As salas nesse turno são
mais vazias do que no turno matutino, com uma média de dezessete alunos por
sala. Por isso, a professora consegue aplicar os conteúdos com maior facilidade
e as conversas são controladas, além de poder tirar dúvidas individualmente com
os alunos que não entenderam o conteúdo.
Como atividade, realizei um
experimento utilizando indicador natural de repolho roxo e soluções conhecidas
pelos alunos (refrigerante, leite de magnésia, vitamina C, entre outros.) com
as turmas de primeiro de segundo ano, sendo que, nas turmas de primeiro ano o
enfoque foi de compostos ácidos e básico, já para o segundo ano, foi discutido
sobre pH. Nas quatro turmas onde o experimento foi aplicado, a professora já
havia aplicado os conteúdos e o experimento foi utilizado para uma melhor
absorção dos conceitos pelos alunos.
As observações e atividades
na disciplina de Estágio Obrigatório III propiciaram um melhor conhecimento da
realidade escolar, preparando os futuros discentes para a realização de um
ensino de qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário