domingo, 17 de abril de 2016

1ª Postagem – Estágio obrigatório II


Venho relatar uma parte de minhas experiências adquiridas na disciplina de estágio, onde devido à greve, teve de ser modificada. Buscando caminhos onde não houvessem prejudicados, surgiu a ideia de realizarmos oficinas na própria universidade, nos meses de dezembro e janeiro, período letivo para nós acadêmicos e de férias dos alunos. As oficinas foram criadas em cima de um tema central: Química das Sensações. A partir de então, fomos em busca de conteúdos que coubessem dentro desse tema, que fossem interessantes e passíveis de realização de experiências. Chegando por fim ao subtema – Flavorizantes. Tema de extrema importância e presença no cotidiano dos alunos.
Então começamos a etapa de divulgação do projeto “Química das Sensações”, que foi realizada pelos próprios acadêmicos de escola em escola, buscando juntamente com a coordenação e direção, arrecadar alunos que tivessem interesse e disponibilidade em participar, deixando suas casas em período de férias para aproveitarem a oportunidade. Considero que a divulgação foi eficiente, pois conseguimos uma média de vinte alunos, provenientes de diversas regiões da cidade e que permaneceram até o fim com frequência, interesse e aplicação. A cada oficina dada, a percepção que necessitamos investir em mais práticas laboratoriais, onde os resultados são incrivelmente superiores, atingindo todos os alunos e permitindo uma visão mais completa dos conteúdos de química.
Ao fim da trajetória os alunos levantaram seus conhecimentos e técnicas construídas por meio das oficinas, e apresentaram na forma de pôster, suas experiências. O público alvo, foram acadêmicos de química de quase todo o país, presentes em Campo Grande para participação no ENEQUI (Encontro Nacional de Estudantes de Química). Onde de forma bastante firme, observamos os alunos apresentarem correta e lindamente os conceitos aprendidos, sendo inclusive elogiados pelos acadêmicos.

Acredito que o estágio é o momento mais importante de um estudante de licenciatura. É onde conseguimos enxergar nossas falhas e acertos, onde sentimos a proximidade dos alunos que imploram por um ensino de qualidade, que não seja empurrado para dentro de suas mentes, onde ficam temporariamente.

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