Venho
relatar uma parte de minhas experiências adquiridas na disciplina de estágio,
onde devido à greve, teve de ser modificada. Buscando caminhos onde não
houvessem prejudicados, surgiu a ideia de realizarmos oficinas na própria
universidade, nos meses de dezembro e janeiro, período letivo para nós
acadêmicos e de férias dos alunos. As oficinas foram criadas em cima de um tema
central: Química das Sensações. A partir de então, fomos em busca de conteúdos
que coubessem dentro desse tema, que fossem interessantes e passíveis de
realização de experiências. Chegando por fim ao subtema – Flavorizantes. Tema
de extrema importância e presença no cotidiano dos alunos.
Então
começamos a etapa de divulgação do projeto “Química das Sensações”, que foi
realizada pelos próprios acadêmicos de escola em escola, buscando juntamente
com a coordenação e direção, arrecadar alunos que tivessem interesse e
disponibilidade em participar, deixando suas casas em período de férias para
aproveitarem a oportunidade. Considero que a divulgação foi eficiente, pois
conseguimos uma média de vinte alunos, provenientes de diversas regiões da
cidade e que permaneceram até o fim com frequência, interesse e aplicação. A
cada oficina dada, a percepção que necessitamos investir em mais práticas
laboratoriais, onde os resultados são incrivelmente superiores, atingindo todos
os alunos e permitindo uma visão mais completa dos conteúdos de química.
Ao
fim da trajetória os alunos levantaram seus conhecimentos e técnicas
construídas por meio das oficinas, e apresentaram na forma de pôster, suas
experiências. O público alvo, foram acadêmicos de química de quase todo o país,
presentes em Campo Grande para participação no ENEQUI (Encontro Nacional de
Estudantes de Química). Onde de forma bastante firme, observamos os alunos
apresentarem correta e lindamente os conceitos aprendidos, sendo inclusive
elogiados pelos acadêmicos.
Acredito
que o estágio é o momento mais importante de um estudante de licenciatura. É
onde conseguimos enxergar nossas falhas e acertos, onde sentimos a proximidade
dos alunos que imploram por um ensino de qualidade, que não seja empurrado para
dentro de suas mentes, onde ficam temporariamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário