domingo, 6 de julho de 2014

2ª postagem referente à disciplina de Estágio Obrigatório II - Nathalie Rossini

Olá,
Venho expressar as minhas observações referentes às atividades realizadas durante a disciplina de Estágio Obrigatório II.
Inicialmente, observei durante seis semanas o andamento da Escola Estadual Vespasiano Martins, cujas informações gerais foram repassadas em minha primeira postagem. Durante essas semanas pude perceber a falta de interesse de alguns alunos em aprender e também a dificuldade na disciplina de química, dificuldade essa que está mais ligada à matemática e à interpretação de texto do que à química propriamente dita. Além disso, observei a falta de pontualidade dos alunos, chegando na sala de aula na metade do primeiro tempo e fazendo com que a professora tenha que explicar novamente o conteúdo. Mas, apesar das dificuldades, a escola possui ótimos profissionais que se unem para arranjar meios de atrair o interesse dos alunos e melhorar o ensino.
Além das observações, tive o privilégio de ministrar uma aula sobre propriedades da tabela periódica para o curso de Tecnologia em Alimentos, onde pude perceber o interesse de algumas pessoas em aprender.
Também fui ministrante no Projeto Inter ciências para as escolas Classe A e Escola Estadual Vespasiano Martins, mostrando aos alunos o Instituto de Química e, principalmente, os laboratórios de pesquisa, explicando aos alunos a importância da química para a sociedade e toda a sua abrangência. Os alunos se mostraram bastante interessados com a visita, pois a maioria não havia tido a oportunidade de conhecer a universidade.  Sendo que, em minha opinião, a visita é uma forma eficiente de fazer com que os alunos sejam motivados a estudar e buscar conhecimento, descobrindo também sua área de interesse e pensando na profissão na qual desejam atuar.

No geral, a disciplina me proporcionou uma visão ainda melhor das qualidades e dificuldades do ensino nos dias atuais, além de reflexões de como auxiliar no aperfeiçoamento no processo de ensino aprendizagem e na motivação do aluno na busca do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário