quinta-feira, 3 de julho de 2014

2º Post - Diego Fernandes de Oliveira


2º Post - 39ª Oficiência - EE Carmelita Canale Rebuá

As Oficiências de uma forma geral sempre me fizeram evoluir enquanto professor, já participei de várias outras que aconteceram em anos anteriores. Acredito que seja uma grande oportunidade para se aqueles que tem uma certa dificuldade em estar numa sala de aula, pois é um ambiente agradável onde os alunos estão interessados e dispostos a discutirem o que está sendo apresentados a eles. Afinal, a maioria das escolas visitadas os alunos não têm um contato com aulas experimentais de química.

            Nessa Oficina visitamos a cidade de Miranda, na EE Carmelita Canale Rebuá. Uma escola pequena com poucos alunos, mas que proporcionou uma surpresa que diria até boa.

            Participei com uma oficina sobre o conteúdo de ácidos e bases, com título “classificando os Produtos do Cotidiano”, que tinha como objetivo desmitificar o conceito de ácido como um vilão capaz de destruir qualquer coisa que tivesse contato e e confrontar os alunos em relação a esses conhecimentos errados que eles têm sobre essa substância. Com o auxílio do experimento podemos mostrar a eles coisas do cotidiano são ácidos e, diferente do que eles pensam, não são substancias nocivas a saúde.

            Eu digo que essa foi uma experiência boa devido ao fato de que tínhamos planejado uma Oficiência para o ensino médio e quando chegamos tivemos que ministrar para uma turma de 3 e 4 série do ensino fundamental. Eu nunca tinha tido contato em ministrar aula para crianças, mas interessante pelo fato de que eles participaram e também foi bom ver os olhinhos deles brilhando com o experimento.

            Ocorreu tudo tranquilamente, andamos um pouco pela cidade e tivemos um almoço maravilhoso (hehehehe). Eu recomendo essas oficinas por todos os aspectos bons que tem e pelas coisas que acabam somando a experiência de sala de aula.

Grato!!!

Diego Fernandes De Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário