A convite dos professores de Química, Valdinei
Caires, de Biologia, Gabriel Dai, e de Física, Heitor Cameschi, ministrei uma
oficina breve acerca de testes alternativos e acessíveis de medição de pH do
solo, como parte integrante do projeto da horta escolar Espaço Gertrudes
Hortaliças. O mini curso ocorreu nos dias 11 e 12 de julho, no período
vespertino.
Os alunos frequentadores do projeto estavam
extremamente animados com o curso, e, para completar, fora disponibilizados
jalecos para cada um, fornecidos pelo próprio projeto da horta. É bastante
interessante notar o comportamento de um aluno do Ensino Médio ao trajar um
jaleco e se sentir um verdadeiro cientista.
Uma vez que o projeto da horta não recebe verba
para funcionar, todo o orçamento está por conta dos professores responsáveis, e
o teste do pH do solo, como base essencial de pesquisa, estaria vinculado a
este orçamento, sob forma de investimento de baixo custo. Se nosso mini curso
conseguisse provar que métodos alternativos de medição de pH são tão eficazes
quanto os testes com reagentes químicos laboratoriais, seria um custo a menos
para a manutenção do Espaço Gertrudes.
Além da resposta extremamente positiva dos
alunos, os resultados dos testes foram igualmente satisfatórios.
Esta
animação e a alegria da descoberta acarreta um sentimento único na vida de um
docente, difícil de explicar, fácil de reproduzir.
Ao todo foram 10 horas de mini-curso que envolveram teoria e prática.
Na imagem os alunos demonstram as colorações encontradas nos
testes de pH, esta imagem faz parte do meu acervo pessoal.
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