quarta-feira, 25 de junho de 2014

Estágio Obrigatório II – Atividades complementares desenvolvidas na Escola Estadual Maestro Frederico Liebermann e no curso de Tecnologia de Alimentos

Além das observações e regências na Escola Estadual 26 de agosto, realizei atividades de experimentação na Escola Estadual Maestro Frederico Liebermann, juntamente com meu colega Higor Ribeiro Borher. O Higor conversou com a Professora de Química da escola e com a coordenação para obtermos autorização para realizar as atividades. Após a autorização ser concedida, marcamos uma data e desenvolvemos atividades práticas com as turmas.
As atividades foram realizadas com turmas dos 2º e 3º anos do E.M., durante as aulas de Química. Os experimentos abordaram Cromatografia em papel, dando-se destaque para a prática intitulada “Química dos Alimentos: Separação dos corantes presentes em confetes de chocolate”, onde se buscou relacionar o desenvolvimento da indústria Química na parte dos alimentos, os hábitos alimentares atuais e os cuidados a serem tomados para se adquirir uma melhor qualidade de vida, além dos métodos de separação de misturas. O desenvolvimento dessas práticas se deu de forma participativa, o que sugere resultados construtivos na aprendizagem dos alunos, levando à uma visão mais crítica dos hábitos da sociedade atual, podendo originar mudanças de atitudes no que diz respeito a esses costumes.
Além dessas práticas na Escola Estadual Maestro Frederico Liebermann, foram também realizadas espécies de “monitorias” para as alunas do 1º semestre do curso de Tecnologia de Alimentos da UFMS. As atividades também foram realizadas em parceria com o colega Higor Ribeiro Borher, onde se buscou auxiliar no desenvolvimento das habilidades laboratoriais através de aulas com o tema “Apresentação e manuseio dos materiais de laboratório”. Essas aulas foram realizadas na sala do Grupo Arandú, no INQUI e foram desenvolvidas nos dias 26/03/2014 e 29/03/2014.
A turma era composta por alunas com idade mais avançada, por isso os conceitos foram abordados de forma bastante cuidadosa e da forma mais simples possível, de modo a garantir assimilação pelas mesmas. Foi bastante trabalhado o manuseio dos equipamentos sempre seguido de explicações que justificassem sua forma de uso, bem como conceitos fundamentais para o entendimento da Química.
Ao término das aulas, as alunas se mostraram bastante satisfeitas com o resultado e gratas pela oportunidade de terem desenvolvido essas atividades, o que nos deixou bastante contentes por ter contribuído para o aprendizado destas.
Portanto, as atividades complementares às de observação e regência desenvolvidas durante a disciplina de Estágio Obrigatório II me possibilitaram atuar de forma construtiva na formação de conceitos e construção de conhecimento do público atendido, o que gera satisfação pelos resultados nos trabalhos desenvolvidos.



Wilian da Silva Nunes.


Postagem revisada em 27/09/2014.

Um comentário:

  1. Os alunos ficaram bem entusiasmados com a presença de vc Will e do Higor para fazerem a experimentação, que creio eu todo estudante gosta, e foi muito legal ver a participação dos alunos com perguntas pertinentes ao assunto, e a forma como foi trabalhado experimento foi bem didáticos Parabéns meninos!! conquistaram os alunos ;)

    ResponderExcluir