Estágio Obrigatório II – Atividades de observação e regência nas aulas de
Química na Escola Estadual 26 de agosto
Minhas experiências na Escola
Estadual 26 de agosto me possibilitaram entender mais sobre o funcionamento das
escolas, como ocorrem as interações aluno-aluno, aluno-professor,
professor-corpo administrativo, etc.
A escola é relativamente grande e compreende um bom número de alunos. Sua infraestrutura é bastante adequada, destacando-se a boa qualidade das salas de aula, com “quadro-negro”de vidro, que na minha opinião, é a melhor é o mais adequado para essa ferramenta. As salas são ventiladas e possuem um bom espaço. Algo que me chamou a atenção é que cada disciplina possui uma sala de aula e os alunos é que trocam de sala ao término de aula e início de uma nova. Essa forma de organização me surpreendeu, pois eu tinha certo pré-conceito sobre a mesma. Porém, após esse período de observação pude constatar que essa prática não apresenta graves problemas como eu imaginava, pois a grande maioria dos alunos se desloca de forma correta até sua sala.
A escola é relativamente grande e compreende um bom número de alunos. Sua infraestrutura é bastante adequada, destacando-se a boa qualidade das salas de aula, com “quadro-negro”de vidro, que na minha opinião, é a melhor é o mais adequado para essa ferramenta. As salas são ventiladas e possuem um bom espaço. Algo que me chamou a atenção é que cada disciplina possui uma sala de aula e os alunos é que trocam de sala ao término de aula e início de uma nova. Essa forma de organização me surpreendeu, pois eu tinha certo pré-conceito sobre a mesma. Porém, após esse período de observação pude constatar que essa prática não apresenta graves problemas como eu imaginava, pois a grande maioria dos alunos se desloca de forma correta até sua sala.
A professora acompanhada (M.M.S.)
é Licenciada em Química pela UEMS de Naviraí. Esta assumiu o concurso à
aproximadamente 1 ano, embora já tenha experiência na docência há mais de 20
anos. As turmas observadas foram 1º, 2º e 3º anos e se mostraram, de forma geral,
bastante agitadas, resultado da falta de controle da professora sobre seus
alunos e da indisciplina comumente encontrada atualmente nestes.
Entre os dias 16/04/2014 e
16/05/2014 realizei atividades de observação e regência sobre estas turmas. Nesse período de um mês, pude constatar na maioria das turmas o desinteresse
pelo estudo da Química, destacando-se apenas pequenos grupos com aptidão e
gosto por essa Ciência. No que diz respeito à regência, optei por levar aulas
diferenciadas aos alunos, pois a professora nunca havia levado experimentos
para as aulas. Dessa forma, escolhi abordar o experimento “Determinação do teor
de calorias no amendoim” para os 2º anos, pois nestes estava sendo trabalhado o
conteúdo de Termoquímica. Para os 3º anos o experimento abordado foi o de
“Determinação do teor de etanol na gasolina”, uma vez que nessas turmas o
conteúdo que estava sendo ministrado era Álcoois e o anterior havia sido Hidrocarbonetos.
O resultado das aulas de regência
foi melhor que o esperado. As turmas se comportaram bem mais sob minha
responsabilidade e se mostraram muito mis interessadas em aprender Química após
discutirmos na prática os conceitos empregados em cada experimento. Nas turmas
de 3º anos o feedback dos alunos foi
melhor ainda, onde alguns mostraram inclusive, interesse em fazer um curso de
graduação em Química.
Assim, afirmo que as atividades
de observação e regência desenvolvidas durante a disciplina de Estágio
Obrigatório II me proporcionaram novos conhecimentos, além da construção e
aprimoramento da prática docente.
Wilian da Silva Nunes.
Fonte: Wilian da Silva Nunes
Postagem revisada em 27/09/2014.
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