13/04/14 - Material usado para fazer a experiencia de germinação em garrafas Pets: 2 garrafas Pets, terra normal retirada do quintal de casa, húmus comprado em casa de jardinagem por um colega de sala, um envelope de semente de rabanete e um de maxixe também comprado em casa de jardinagem.
Envelopes com as sementes.
Húmus já colocado na garrafa Pet, nota-se que cor é bem mais escura do que terra não fertilizada.
As sementes de maxixe sendo colocadas no Húmus, elas ficaram na parte mais próxima da tampa, tanto no húmus quanto na terra não fertilizada.
Terra não fertilizada já colocada na garrafa Pet. Colocamos uma tampa vermelha que combinasse com a terra para diferenciarmos o húmus da terra não fertilizada caso não ficasse claro na foto, mas a coloração diferente ficou bem visível.
Com os pedaços que cortamos das Pets, fizemos divisórias para separar o terreno do rabanete do terreno do maxixe.
Da mesma forma plantamos as sementes na terra não fertilizada.
Jogamos terra em cima das sementes fechando os buracos. Colocamos água suficiente para umedecer toda a terra.
15/04/14 - As sementes germinam e começam a surgir os primeiros brotinhos de rabanete fora da terra. Os de maxixe ainda não dão sinal de que vão germinar.
16/04/14 - Continuamos regando diariamente, os brotos do rabanete continuam se desenvolvendo enquanto os de maxixe ainda não aparecem.
17/04/14 - Os pezinhos de rabanete firmam-se e desabrocham as primeiras folhas. O maxixe permanece sem germinar.
18/04/14 - As sementes do maxixe começam a germinar, aparecem os primeiros brotinhos na terra com húmus, as sementes de maxixe da terra não fertilizada ainda não brotam.
19/04/14 - No dia seguinte as plantinhas de maxixe aparecem germinadas, com folhinhas desabrochadas quase alcançando o desenvolvimento do rabanete, as sementes da terra fertilizada também germinam e desabrocham suas folhas quase equiparando-se as do rabanete.
20/04/14 - As plantinhas crescem, ficam com talinhos compridos, as folhas também crescem e preenchem significativamente as garrafas.
22/04/14 - As plantas parecem atingir o ápice e param de se desenvolver.
24/04/14 - Continuamos regando diariamente alguns talos cresceram ainda mais, outros começaram a cair.
27/04/14 - Depois de desenvolverem-se devagar no início, acelerarem o desenvolvimento alguns dias depois, parecem que esgotaram os recursos oferecidos pela terra e começam a deitar-se como se estivessem morrendo.
27/04/14 - Ultimo registro da germinação em garrafa Pet. Apesar de as plantas se mostrarem caminhando para o definho, estão vivas até hoje dia 12/05/14, estamos regando-as todos os dias e não as retiramos das garrafas Pets.
Nenhum comentário:
Postar um comentário