domingo, 18 de maio de 2014

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO II-
1º Postagem - Higor Ribeiro Borher

Visita Técnica ao INQUI – Escola José Barbosa Rodrigues

Na ultima quinta-feira (15/05/2014), das 7 às 11.20h, os alunos de Estágio Obrigatório II: Higor Borher, Wilian Nunes, Fábio Sobral, Priscila Hatsui e Rafael Maranhão, organizaram em parceira com o grupo Arandú uma visita técnica de 40 alunos da Escola Estadual José Barbosa Rodrigues a UFMS. O grupo Arandú, através do projeto INTERCIÊNCIA, viabilizou o transporte dos alunos, bem como visitas aos cursos de engenharia civil, engenharia ambiental e ao museu de anatomia. Já os acadêmicos de química se responsabilizaram por apresentar o Instituto de Química (INQUI) e os laboratórios de pesquisa, além de realizar um experimento.


                                                    Fonte: Borher, H.R.


Os 40 alunos escolhidos pelo professor junto a direção escolar, são aqueles que demonstraram algum interesse por química e/ou possuem boas notas e comportamento na escola. Para facilitar a logística e a segurança da visita, eles foram divididos em 4 grupos de 10, com o intuito de propiciar uma maior interação entre os alunos e ministrantes ou pesquisadores.
                                                   Fonte: Borher, H.R

            Dentro do INQUI, os alunos conheceram um pouco mais sobre pesquisa grandes áreas da química: orgânica, inorgânica, analítica e físico-química. Os alunos demonstraram-se participativos e questionadores.
            No final da visita, fizemos uma reunião com todos os alunos na sala do Arandu, para discutir sobre os pontos positivos e negativos da visita, além de realizar uma prática experimental para abordar conceitos de Ácido-Base presentes no cotidiano. O único ponto negativo abordado por alguns alunos foi o não oferecimento de lanche. Os pontos positivos foram vários, em que todos explicitaram o quanto a visita contribuiu para o aprendizado e para vida como um todo, porém o fato que mais chamou a atenção é que cerca de 10 alunos (25%) do grupo passaram a ter a intenção de fazer um curso superior de química, enquanto que esse número inicialmente era de 3 alunos (apr. 10%).
No dia seguinte (16/05), em meu ultimo dia de estágio na Escola José Barbosa Rodrigues, fui surpreendido por alguns relatórios que o professor de química (MLD) já estava recebendo referente a visita técnica.

Para encerrar eu também gostaria de explicitar o quanto a visita foi importante para nós acadêmicos, pois contribui para nossa formação como futuros docentes de químicas. Fica o meu agradecimento aos integrantes do projeto INTERCIÊNCIA do grupo arando e a direção da Escola Estadual José Barbosa Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário