segunda-feira, 26 de maio de 2014

2° Postagem Rafael Lobo Sáber Guimarães
38º Oficiências

Gostaria de relatar aqui a experiência que tive juntamente com os colegas Fábio Nogueira e Polyanna Simões. No último sábado dia 24 de maio de 2014 participamos da 38° edição da Oficiências realizada na Escola Municipal Elpídio Reis, localizada no bairro Mata do Jacinto, sob a orientação do professor Dr. Ivo Leite Filho. Estavam presentes para a realização das atividades graduandos de diversos cursos como, jornalismo, zootecnia, biologia, entre outros e alguns alunos do ensino médio, porém do curso de química apenas nós estávamos presentes. 
A oficina que realizamos foi denominada de "As cores e seus segredos", que na verdade foi uma proposta de separação das cores de canetinhas pelo método de cromatografia sobre papel, para explicarmos a composição das cores e decomposição da luz branca originando as cores do espectro visível usando como exemplo o arco-íris. Nossa oficina estaria mais voltada para alunos da 8° e 9° séries do ensino fundamental, mas como o clima não ajudou muito poucos alunos compareceram a escola, então pela manhã apresentamos duas oficinas para alunos do 7° ano o que foi relativamente fácil, porém a tarde tivemos uma turma da 3° série, uma turma do pré II e uma turma composta de alunos do 4° e 5° ano, todas nos deram muito trabalho, pois faziam muita bagunça, não nos deixavam explicar, não paravam de falar e derrubaram solvente por toda sala (álcool e acetona), tanto que na última turma tivemos que terminar mais cedo, pois estava impossível  manter os alunos dentro da sala, pois estes estavam brigando entre si, correndo pela sala e não obedeciam ninguém.
Acredito que esta foi uma experiência diferente que eu tive, um pouco tensa, mas gratificante também.  

domingo, 25 de maio de 2014

Experiência de Germinação na Garrafa Pet - Pedagogia 2015 - Dupla Allyne e Aline

- Garrafa com terra com húmus (Sob responsabilidade da Allyne)


  • 26º Dia - 06/05/2014
  • 27º Dia - 07/05/2014




  • 29º Dia - 09/05/2014


  • 30º Dia - 10/05/2014
  • 32º Dia - 12/05/2014

  • 35º Dia - 15/05/2014


  • 37º Dia - 17/05/2014

  • 40º Dia - 20/05/2014


  • 41º Dia - 21/05/2014






- Garrafa com terra do quintal (Sob responsabilidade da Aline)
  • 40º Dia - 20/05/2014
Nossa plantação morreu!!!





quarta-feira, 21 de maio de 2014

ESCOLA ORCÍRIO THIAGO DE OLIVEIRA

Segunda postagem, no dia 14/05/2014 eu Fábio Sobral Nogueira, conclui minha carga horária de 24 horas de estágio, na verdade cumpri a mais, devido às aulas de Físicas que ficava entre os horários do meu estágio é para não voltar para casa eu aproveitava para assistir. Quero frisar mais uma vez que a equipe desta escola foi super gente boa com a minha pessoa, e que o professor Rafael foi muito legal me fornecendo o conteúdo das aulas dele, fiz todas as anotações possíveis e fiquei muito contente com este estágio, pois, me proporcionou uma vivência boa dentro da escola. 
REVISADO (CONFORME SOLICITAÇÃO FEITA PELO PROFESSOR IVO PARA O ESTÁGIO 3).

Obrigado (a) a todos!


segunda-feira, 19 de maio de 2014

visita a UFMS

 Bom dia!
Nesta postagem venho relatar como foi a visita dos alunos a universidade, para eles foi uma experiência incrível e única, todos ficaram maravilhados com a universidade e também com os professores.
Foram feitas visitas nos laboratórios de química, engenharias e anatomia; os monitores do interciências foram incríveis e nos ajudaram a propiciar este momento para os alunos. Mais uma vez agradeço a todos que ajudaram neste sonho alcançado, podemos ter certeza que ajudamos de forma ativa na educação brasileira.




  

domingo, 18 de maio de 2014

Dupla: Ariane e Sandra- Plantio e germinação, em garrafa pet, de maxixe e rabanete.Turma de Pedagogia UFMS 2015

9 de maio de 2014-

28 dias de plantação Terra Adubada




31 dias de plantação- Terra do Quintal

Tínhamos acabado de regá-las, por isso estavam todas soltas e felizes...



18 de maio de 2014-

37 dias de plantação Terra Adubada

Pela manhã tive uma surpresa, tem bichinhos (lagartinhas) comendo a minha plantação, antes o rabanete media 13,5 cm e se agora estiver com 5 cm é muito.

40 dias de plantação- Terra do Quintal

 As plantinhas também estão ficando amareladas e logo, logo elas irão morrer, por isso fiz a medição:
Terra Adubada- 
Maxixe; 13cm
Rabanete; 13,5cm 
Terra do Quintal-
Maxixe;7,5 cm
Rabanete;13cm



ESTÁGIO OBRIGATÓRIO II-
1º Postagem - Higor Ribeiro Borher

Visita Técnica ao INQUI – Escola José Barbosa Rodrigues

Na ultima quinta-feira (15/05/2014), das 7 às 11.20h, os alunos de Estágio Obrigatório II: Higor Borher, Wilian Nunes, Fábio Sobral, Priscila Hatsui e Rafael Maranhão, organizaram em parceira com o grupo Arandú uma visita técnica de 40 alunos da Escola Estadual José Barbosa Rodrigues a UFMS. O grupo Arandú, através do projeto INTERCIÊNCIA, viabilizou o transporte dos alunos, bem como visitas aos cursos de engenharia civil, engenharia ambiental e ao museu de anatomia. Já os acadêmicos de química se responsabilizaram por apresentar o Instituto de Química (INQUI) e os laboratórios de pesquisa, além de realizar um experimento.


                                                    Fonte: Borher, H.R.


Os 40 alunos escolhidos pelo professor junto a direção escolar, são aqueles que demonstraram algum interesse por química e/ou possuem boas notas e comportamento na escola. Para facilitar a logística e a segurança da visita, eles foram divididos em 4 grupos de 10, com o intuito de propiciar uma maior interação entre os alunos e ministrantes ou pesquisadores.
                                                   Fonte: Borher, H.R

            Dentro do INQUI, os alunos conheceram um pouco mais sobre pesquisa grandes áreas da química: orgânica, inorgânica, analítica e físico-química. Os alunos demonstraram-se participativos e questionadores.
            No final da visita, fizemos uma reunião com todos os alunos na sala do Arandu, para discutir sobre os pontos positivos e negativos da visita, além de realizar uma prática experimental para abordar conceitos de Ácido-Base presentes no cotidiano. O único ponto negativo abordado por alguns alunos foi o não oferecimento de lanche. Os pontos positivos foram vários, em que todos explicitaram o quanto a visita contribuiu para o aprendizado e para vida como um todo, porém o fato que mais chamou a atenção é que cerca de 10 alunos (25%) do grupo passaram a ter a intenção de fazer um curso superior de química, enquanto que esse número inicialmente era de 3 alunos (apr. 10%).
No dia seguinte (16/05), em meu ultimo dia de estágio na Escola José Barbosa Rodrigues, fui surpreendido por alguns relatórios que o professor de química (MLD) já estava recebendo referente a visita técnica.

Para encerrar eu também gostaria de explicitar o quanto a visita foi importante para nós acadêmicos, pois contribui para nossa formação como futuros docentes de químicas. Fica o meu agradecimento aos integrantes do projeto INTERCIÊNCIA do grupo arando e a direção da Escola Estadual José Barbosa Rodrigues.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Estágio Supervisionado II
1° Postagem Rafael Lobo Sáber Guimarães
E.E. Clarinda Mendes de Aquino

Novamente estou realizando as atividades da disciplina de Estágio Obrigatório II na Escola Estadual Clarinda Mendes de Aquino nas proximidades do Aeroporto Internacional de Campo Grande, sob a supervisão dos professores Éverton Paulino Damasceno e da professora Fátima Rodrigues, o primeiro graduado em Química Licenciatura pela UFMS e a segunda pela UEMS de Naviraí. 
O motivo pelo qual escolhi esta escola novamente, foi o fato de não ter encontrado outra escola onde tivesse aulas de Química no horário que tenho disponível, no caso nas quartas-feiras no período noturno (horário da disciplina) e também uma escola onde não houvesse outros alunos da disciplina realizando atividades de estágio. Após, várias tentativas sem sucesso de encontrar uma escola diferente para realização do estágio, orientação esta dada pelo professor da disciplina de Estágio Obrigatório II  Dr.Ivo Leite Filho, entrei em contato com o professor Éverton e este além de ministrar a disciplina de Química nas quartas no período noturno, aceitou de bom grado minha presença, sendo assim contatei o professor Ivo explicando minha situação e este concordou que eu realizasse minhas atividades novamente nesta escola.
Iniciei meu estágio no dia 2 de Abril, porém como o professor Éverton ministra apenas os dois últimos tempos, conversei com a professora Fátima para acompanhar suas aulas nos dois primeiros tempos, para que eu não ficasse prejudicado para cumprir a carga horária obrigatória do estágio, e ela aceitou sem maiores problemas, sendo assim devo terminar minhas atividades no dia 21 de Maio, dia este que coincidirá com semana de provas na escola.
Por enquanto tenho realizado atividades de observação e tenho ajudado bastante os alunos na resolução de exercícios, pois estes apresentam grande dificuldade de compreensão dos conceitos químicos, porém a maioria demonstra bastante interesse. 

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Experiência de Germinação na Garrafa Pet - Pedagogia 2015 - Dupla Franklin e Hellen

13/04/14 - Material usado para fazer a experiencia de germinação em garrafas Pets: 2 garrafas Pets, terra normal retirada do quintal de casa, húmus comprado em casa de jardinagem por um colega de sala, um envelope de semente de rabanete e um de maxixe também comprado em casa de jardinagem.

Envelopes com as sementes.

Húmus já colocado na garrafa Pet, nota-se que cor é bem mais escura do que terra não fertilizada.

As sementes de maxixe sendo colocadas no Húmus, elas ficaram na parte mais próxima da tampa, tanto no húmus quanto na terra não fertilizada. 

Terra não fertilizada já colocada na garrafa Pet. Colocamos uma tampa vermelha que combinasse com a terra para diferenciarmos o húmus da terra não fertilizada caso não ficasse claro na foto, mas a coloração diferente ficou bem visível.

Com os pedaços que cortamos das Pets, fizemos divisórias para separar o terreno do rabanete do terreno do maxixe.

Da mesma forma plantamos as sementes na terra não fertilizada.

Jogamos terra em cima das sementes fechando os buracos. Colocamos água suficiente para umedecer toda a terra.

15/04/14 - As sementes germinam e começam a surgir os primeiros brotinhos de rabanete fora da terra. Os de maxixe ainda não dão sinal de que vão germinar.




16/04/14 - Continuamos regando diariamente, os brotos do rabanete continuam se desenvolvendo enquanto os de maxixe ainda não aparecem.

17/04/14 - Os pezinhos de rabanete firmam-se e desabrocham as primeiras folhas. O maxixe permanece sem germinar.


18/04/14 - As sementes do maxixe começam a germinar, aparecem os primeiros brotinhos na terra com húmus, as sementes de maxixe da terra não fertilizada ainda não brotam.

19/04/14 - No dia seguinte as plantinhas de maxixe aparecem germinadas, com folhinhas desabrochadas quase alcançando o desenvolvimento do rabanete, as sementes da terra fertilizada também germinam e desabrocham suas folhas quase equiparando-se as do rabanete.

20/04/14 - As plantinhas crescem, ficam com talinhos compridos, as folhas também crescem e preenchem significativamente as garrafas.

22/04/14 - As plantas parecem atingir o ápice e param de se desenvolver.

24/04/14 - Continuamos regando diariamente alguns talos cresceram ainda mais, outros começaram a cair.

27/04/14 - Depois de desenvolverem-se devagar no início, acelerarem o desenvolvimento alguns dias depois, parecem que esgotaram os recursos oferecidos pela terra e começam a deitar-se como se estivessem morrendo.


27/04/14 - Ultimo registro da germinação em garrafa Pet. Apesar de as plantas se mostrarem caminhando para o definho, estão vivas até hoje dia 12/05/14, estamos regando-as todos os dias e não as retiramos das garrafas Pets.