quarta-feira, 30 de maio de 2012

2˚ Postagem- Laís Barbosa

Olá pessoal,

Hoje estou fazendo a minha segunda postagem para contar um pouco da experiência que tive ao frequentar a EE Vespasiano Martins.

Bom, como disse na primeira postagem, eu acompanhei a professora Marisa Borges durante as aulas de química que ela leciona na escola visitada. O meu estágio começou no dia 28/03/2012 e teve término no dia 16/05/2012.

Através do estágio supervisionado 2, pude observar como é o cotidiano de um colégio público, o dia a dia de uma sala de aula e a luta de um professor para poder exercer o seu trabalho. Pois, cheguei a conclusão que está sendo cada vez mais difícil para o professor conseguir exercer a sua profissão da melhor maneira possível. Isso ocorre devido a falta de respeito que o aluno tem pelo professor. Um exemplo disso, observado por mim, ocorreu diversas vezes na sala de aula mais bagunceira; praticamente todas as aulas os alunos não deixam o professor fluir com o conteúdo devido a conversas e  brincadeiras fora de hora. Atitudes como essas os alunos acham graça, mas mal sabem eles que isso acaba desmotivando o professor e assim os mais prejudicados são eles mesmos. Pois, o professor não quer mais dar aulas diferentes, simplesmente entra na sala de aula e aplica o conteúdo.

Esta situação ocorre no dia a dia da professora Marisa, pois quando me apresentei para ela disse também que se ela quisesse eu poderia ajuda-la nas aulas. Poderia fazer aulas diferentes com os alunos, mas ela mesmo disse que não precisava por que eles não merecem.

Bom, do jeito que estou falando parece que só tem momentos ruins quando se é professor, né? Mas também não é assim, sempre tem o lado bom também! Existem alguns alunos que da gosto de ensinar, um exemplo é um grupo de 4 meninos que são da turma menos bagunceira. Eles são muito inteligentes e gostam de aprender. Quando a professora está ensinando alguma matéria, por exemplo representação de um átomo, eles estão prestando atenção, procuram o tema no livro, copiam e olham a tabela periódica pra ver a representação certa. Teve até um dia que um me pediu ajuda, pois não estava conseguindo entender o conteúdo explicado.

São por alunos como estes que me da vontade de ser professora um dia, ao mesmo tempo que uns desmotivam outros motivam e vai ser assim sempre. O problema em questão é, provavelmente, a falta de educação que o aluno deveria receber em casa pois ele deve aprender a respeitar os outros, principalmente o professor que está ali para ajudar no desenvolvimento dele.

Bom gente, é isso que eu tenho pra dizer a respeito da minha experiência... espero que vocês tenham gostado.

Obrigada pela atenção!!

Ps: até o próximo estágio..hehe..





Nenhum comentário:

Postar um comentário