quarta-feira, 30 de maio de 2012
2ª Postagem - Heitor Dias Gomes
Aqui estou para fazer a segunda postagem. Estou muito triste por ter abandonado o projeto de química orgânica com a professora Smênia. A experiência que adquiri nesta etapa do estágio foi maravilhosa, e espero eu poder cumprir o que prometi aos alunos... Prometi a eles voltar no próximo semestre e espero conseguir.
Pois bem, vamos às impressões... As turmas do ensino noturno são muito mistas, tanto na questão de idade quanto na questão de mentalidade e metas pessoais. Nota-se que alguns alunos estão lá e tem muita vontade de aprender, apesar das dificuldades, mais outros não demonstram o mínimo de vontade em aprender. Notei que a professora tenta a todo tempo utilizar estratégias diferentes para prender a atenção dos alunos... Mesmo assim alguns faltam com respeito e parecem não dar a mínima para a presença dela na sala de aula.
Como mencionei em algumas anotações em meu caderno, às turmas tem potencial para despontarem, só o que falta é um empurrãozinho. Com o tempo, creio que a maioria dos alunos que encontrei entrem em universidades, alguns deles me disseram isto, alguns disseram que pretendem entrar na UFMS, e infelizmente, até o momento, nenhum disse que pretende fazer química... Uma pena...
Como professores, temos de manter o compromisso com a sociedade e sempre nos lembrar de nossa missão... Devemos lembrar-nos que cabe a nós, professores, o despertar e a formação dos novos cientistas. Não podemos falhar em nossa missão, pois assim, estamos falhando com nosso compromisso como cientistas de manter a ciência em desenvolvimento, caso falhemos em nossa missão, estamos falhando com a sociedade, pois não haverá quem buscar soluções para os problemas futuros, e acima de tudo, se falharmos em nossa missão, estaremos falhando consigo mesmos, pois é nosso dever olhar por aqueles que tem sede de conhecimento e despertar este sentimento em quem ainda o tem escondido. A todos os professores e futuros professores, desejo toda a sorte, e torço para que nossa nobre missão seja reconhecida. Heitor Dias Gomes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário