quarta-feira, 30 de maio de 2012

2˚ Postagem- Laís Barbosa

Olá pessoal,

Hoje estou fazendo a minha segunda postagem para contar um pouco da experiência que tive ao frequentar a EE Vespasiano Martins.

Bom, como disse na primeira postagem, eu acompanhei a professora Marisa Borges durante as aulas de química que ela leciona na escola visitada. O meu estágio começou no dia 28/03/2012 e teve término no dia 16/05/2012.

Através do estágio supervisionado 2, pude observar como é o cotidiano de um colégio público, o dia a dia de uma sala de aula e a luta de um professor para poder exercer o seu trabalho. Pois, cheguei a conclusão que está sendo cada vez mais difícil para o professor conseguir exercer a sua profissão da melhor maneira possível. Isso ocorre devido a falta de respeito que o aluno tem pelo professor. Um exemplo disso, observado por mim, ocorreu diversas vezes na sala de aula mais bagunceira; praticamente todas as aulas os alunos não deixam o professor fluir com o conteúdo devido a conversas e  brincadeiras fora de hora. Atitudes como essas os alunos acham graça, mas mal sabem eles que isso acaba desmotivando o professor e assim os mais prejudicados são eles mesmos. Pois, o professor não quer mais dar aulas diferentes, simplesmente entra na sala de aula e aplica o conteúdo.

Esta situação ocorre no dia a dia da professora Marisa, pois quando me apresentei para ela disse também que se ela quisesse eu poderia ajuda-la nas aulas. Poderia fazer aulas diferentes com os alunos, mas ela mesmo disse que não precisava por que eles não merecem.

Bom, do jeito que estou falando parece que só tem momentos ruins quando se é professor, né? Mas também não é assim, sempre tem o lado bom também! Existem alguns alunos que da gosto de ensinar, um exemplo é um grupo de 4 meninos que são da turma menos bagunceira. Eles são muito inteligentes e gostam de aprender. Quando a professora está ensinando alguma matéria, por exemplo representação de um átomo, eles estão prestando atenção, procuram o tema no livro, copiam e olham a tabela periódica pra ver a representação certa. Teve até um dia que um me pediu ajuda, pois não estava conseguindo entender o conteúdo explicado.

São por alunos como estes que me da vontade de ser professora um dia, ao mesmo tempo que uns desmotivam outros motivam e vai ser assim sempre. O problema em questão é, provavelmente, a falta de educação que o aluno deveria receber em casa pois ele deve aprender a respeitar os outros, principalmente o professor que está ali para ajudar no desenvolvimento dele.

Bom gente, é isso que eu tenho pra dizer a respeito da minha experiência... espero que vocês tenham gostado.

Obrigada pela atenção!!

Ps: até o próximo estágio..hehe..





Um EJA dahora!

Olá pessoal, é com grande satisfação que venho, através deste blog, escrever um pouco da grande experiência  em ter participado do estágio na escola Clarinda Mendes de Aquino, junto ao EJA noturno. Percebi que, apesar das deficiências de base escolar, os alunos de um modo geral vão com prazer à escola, pois lá sentem-se acolhidos e vem aquilo como uma opção de mudança de vida.
Foi muito positiva a ajuda que nós oferecemos, enquanto estagiários, para uma mudança e motivação no ambiente escolar, pois eles puderam ver que pessoas simples, assim como eles, também podem chegar longe nos estudos.
Confesso que sentirei falta de participar das aulas com eles novamente, mas quem sabe, poder retornar um dia com uma turma só minha e dar continuidade a este trabalho tão árduo e recompensador, que é ser PROFESSOR!!!!!

Um Grande Abraço A TODOS!!!

Obs: Obrigado, Professora Fátima , por toda sua colaboração.

3º POSTAGEM - IVAN MENDES DO NASCIMENTO

3º Postagem - Ivan Mendes do Nascimento
Estágio Supervisionado II - E.E. Dona Consuelo Müller

Olá  para todos! Depois de muita luta, vou relatar para vocês como foi meu estágio na escola Dona Consuelo Müller, sito na rua Equador nº 70, Vila Jacy.









Sob a direção do Sr. Ari Oliveira da Silva







Tive meu primeiro com o professor na própria UFMS, onde este faz mestrado. Foi uma conversa bem descontraída e efetiva e, como resultado na quarta-feira dia 25/04/2012 estava na escola em companhia do professor Oribes Pancrácio.

Durante o estagio apenas  observei como  eram ministradas as aulas, uma turma de 3º Ano E.M. e outro do 1º Ano E.M., o terceiro tempo  era vago, pois o professor se deslocava até uma extensão da escola que ficava no bairro Guanandi para dar aula no 4º período. Neste 3º tempo eu realizava atividades extra-curriculares, como cuidar de alunos que estavam em prova, verificar conteúdo programado, tirar algumas dúvidas.

3º ano


A média de alunos frequentes eram de 14 alunos, a maioria em idade escolar. O conteúdo estudado era sobre hidrocarbonetos, que eles acompanhavam com ajuda de livro didático, e para facilitar, um trabalho diferenciado foi proposto pelo professor utilizando um recurso conhecido como WEBQUEST na qual era tratado o tema dos HPA'S.
Para mais detalhes dos projetos acessem quimicaviva2015.blogspot.com.br e no facebook quimica viva Dona Consuelo Müller.


1º ano

A média de alunos frequentes era um pouco baixo, 8 em média, composto por alunos em idade escolar e adultos. O conteúdo ministrado era sobre substâncias, misturas e demais temas correlacionados na qual os alunos acompanhavam com ajuda do livro didático (Química na Abordagem do Cotidiano , Vol. 1, Química Geral e Inorgânica). O professor utilizava blog para realizar aulas diferenciadas.

A Escola

A escola como um todo era bem organizada e limpa, sem sinais aparente de depredações ou similares. Conta com uma ampla área, salas de aulas bem arejadas e iluminadas, transmitindo conforto e segurança para todos. Possui um ampla sala de multimídia com acesso a internet livre, quadra de esportes e cozinha. Com vários projetos interdisciplinares    que movem o corpo discente.

Agradecimentos

Quero agradecer a todos os membros do corpo de docente, secretaria e alunos que me receberam tão bem, e, principalmente ao professor Oribes que mostrou que um professor não é feito somente de conhecimento, mas também de sentimento, em muitas vezes, mesmo a matéria sendo "chata" no ponto de vista dos alunos e, levando em conta que à noite os alunos estão mais cansados, estressados, querendo somente conversar, o professor sempre tinha um "jeitinho" de trazer os alunos de volta ao assunto estudado, sempre no diálogo. A todos meu muito obrigado .




2ª Postagem - Heitor Dias Gomes

Aqui estou para fazer a segunda postagem. Estou muito triste por ter abandonado o projeto de química orgânica com a professora Smênia. A experiência que adquiri nesta etapa do estágio foi maravilhosa, e espero eu poder cumprir o que prometi aos alunos... Prometi a eles voltar no próximo semestre e espero conseguir.
Pois bem, vamos às impressões... As turmas do ensino noturno são muito mistas, tanto na questão de idade quanto na questão de mentalidade e metas pessoais. Nota-se que alguns alunos estão lá e tem muita vontade de aprender, apesar das dificuldades, mais outros não demonstram o mínimo de vontade em aprender. Notei que a professora tenta a todo tempo utilizar estratégias diferentes para prender a atenção dos alunos... Mesmo assim alguns faltam com respeito e parecem não dar a mínima para a presença dela na sala de aula. Como mencionei em algumas anotações em meu caderno, às turmas tem potencial para despontarem, só o que falta é um empurrãozinho. Com o tempo, creio que a maioria dos alunos que encontrei entrem em universidades, alguns deles me disseram isto, alguns disseram que pretendem entrar na UFMS, e infelizmente, até o momento, nenhum disse que pretende fazer química... Uma pena...
Como professores, temos de manter o compromisso com a sociedade e sempre nos lembrar de nossa missão... Devemos lembrar-nos que cabe a nós, professores, o despertar e a formação dos novos cientistas. Não podemos falhar em nossa missão, pois assim, estamos falhando com nosso compromisso como cientistas de manter a ciência em desenvolvimento, caso falhemos em nossa missão, estamos falhando com a sociedade, pois não haverá quem buscar soluções para os problemas futuros, e acima de tudo, se falharmos em nossa missão, estaremos falhando consigo mesmos, pois é nosso dever olhar por aqueles que tem sede de conhecimento e despertar este sentimento em quem ainda o tem escondido. A todos os professores e futuros professores, desejo toda a sorte, e torço para que nossa nobre missão seja reconhecida. Heitor Dias Gomes.

2º Postagem Ivan Mendes do Nascimento

2º Postagem Ivan Mendes do Nascimento
EE Dona Consuelo Muller



Ola, pessoal!!! Bom, relembrando o que ocorreu comigo. Estava estagiando na EE Padre José Scapinni, quando ocorreu que o professor José Ricardo que ministrava as aulas de química por motivos particulares não continuou com seus trabalhos na escola. Outro professor foi chamado, porém para que este pudesse assumir as aulas, a escola teve que adequar sua grade de aula para acomoda-lo, sendo assim, por causa de mudanças de horários não haveria aulas de química nas quartas à noite, premissa fundamental para o Estágio Supervisionado II, como não poderia estagiar em outro horário nas quartas-feiras e, nem em outro dia tive que ir em busca de uma nova escola. A seguir descrevo minha saga em busca desta nova escola:


Como moro em Sidrolândia – MS, procuro escolas que ficam na minha via de acesso entre minha cidade e a UFMS, por motivos de facilidade de acesso e tempo, sem falar da comodidade. Logo após saber que estava sem escola, tratei de ir logo atrás de outra, tipo... na outra semana, e mais uma vez fui à procura daquela listinha de escolas e telefones fornecida pelo professor que eu tinha guardado tão bem que nem me lembrava aonde. 
Depois de muita procura, passar raiva e maldizendo coisas impublicáveis, de posse desta listinha bendita me pus a telefonar para as escolas.
Muitos cartões telefônicos depois (4 no total) todos comprados fiado num botequinho perto de casa fui a um Orelhão e pus-me a luta. 
Após muitos, "Alô, Bom dia! ou Boa Tarde; meu nome é Ivan Mendes sou acadêmico do curso de química na UFMS e estou à procura de uma escola para poder fazer estágio...", não foi muito raro em muitas das minhas tentativas acontecerem o seguintes eventos:
·  Falar com o TUM-TUM: quando eu dizia que era estagiário e, em uma das vezes, não consegui nem chegar à parte de que era da UFMS que o danado do TUM-TUM veio prontamente me atender - e olha que me considero tão simpático!
·  Falar com a escola inteira: era um tal de falar com a secretária que passa para a coordenadora, que chama o diretor adjunto que ia perguntar para o outro diretor que vai ainda conversar com o professor que vai ver com o coordenador da noite, que vai voltar a falar com diretor... e assim por diante – e até hoje tenho esperanças de saber no que virou “aquilo”, se eu poderia ou não estagiar por lá, só por curiosidade!
·  Ouvir música : era tanto tempo na linha esperando que deu até para decorar a musiquinha, era mais ou menos assim, “tã nã nã nã nã .... tá nã nã nã nin nã na ...” e assim vai,  se bem que eles poderiam pelo menos mudar um pouquinho o repertório, mas mesmo assim agradeço por não colocarem funk!
·  Epidemia de Mal de Alzheimer: às vezes quando falava com os responsáveis pela escola, e estes  me pediam para ligar mais tarde, e quando eu ligava, tinha que contar toda a história de novo, por que os “esquecidos” nunca se lembravam. Rivastigmina neles!
·  Efeito Forest Gump: para cada um que atendia ao telefone, a secretária, inspetora, coordenadora, professor, diretor, até para o Tum-Tum eu tinha que contar a mesma história toda vez que me pediam para falar o que eu queria. Eram tantas as vezes que eu tinha que contar a mesma história, que tava vontade de começar assim:
- Era uma vez um acadêmico que sonhava e muito em fazer um estágio, porém tinha um monte de lobos mau....
Depois de vários cartões telefônicos, muita dor de ouvido, sem alguns cabelos que nesta altura do campeonato já fazem uma falta! e vários contatos novos entre eles meu grande amigo Tum-Tum, eis que consigo uma oportunidade na EE Dona Consuelo Müller.
Como foi meu estágio na referida escola ao lado do grande professor Oribes nos próximos dias....
... assim que eu achar meu caderno de estágio II que eu guardei não sei aonde!!!
 O bom humor espalha mais felicidade que todas as riquezas do mundo. Vem do hábito de olhar para as coisas com esperança e de esperar o melhor e não o pior
Alfred Montapert
2º  postagem do blog estagio Liu Hsuan Han

                                                                Campo Grande 30 de maio de 2012
Quimica Licenciatura Diciplina de Estagio Supervisionado II
Academico: Liu Hsuan Han
 2º Postagem do blog estagio realizado na E.E. Joaquim Murtinho


    Boa tarde meus caros amigos, companheiros, professores e leitoresdeste blog que acompanham a nossa disciplina de Estagio Supervisionado II. Por meio desta segunda postagem, descreverei a continuação da minha atividade de estagio realizado na E.E Joaquim Murtinho. 
    Como tinha mencionado na postagem anterior, havia uma atividade diferenciado que proponhemos para a turma do 2D noturno, sobre o tema " O que é diluicao?"  atividade aplicado no dia 25 de abril em uma quarta feira no quarto tempo do periodo noturno. Ao dar inicio a aula, percebemos que os alunos tem dificuldade de entendimento em relação áo conteúdo de quimica, dificultando muitas vezes a a propagação de uma aula interativa que era a proposta. 
    Procupramos comversar com a professora desta turma para saber a causa desta defasagem dos conteúdos. So assim descobrimos que por questões de transferencia e mudanças de horários e professores, esta turma não teve um período completo com o mesmo professor no caso de quimica. Isso faz com que os alunos nao tem um acompanhamento do conteúdo e tambem a superficialidade do conteúdo tornando estao defasados em quimica. Deste as tres turmas de 2Ano noturno na qual faço acompanhamento (2B,2C,2D), esta turma é a mais fraca.
    Mesmo com essas dificuldades percebidos tentamos ao mesma forma transmitir o conhecimento sobre a diluição proposta para esta aula, contextualizando com alguns exemplos facilitando o entendimento do mesmo. No final da atividade ficou uma tarefa com 2 exercícios para serem resolvidos valendo uma nota para a prova bimestral. 
    Tinha feito uma proposta de aulas de revisão para os alunos da turma vespertina dos 1Anos, mas infelizmente nao consegui aplicar a aula de revisão aos alunos devido a falta de tempo do estagio. Portanto esta proposta foi adiada entao para semestre que vem na qual iniciarei este acompanhamento dos mesmos ja no início do Estagio III. 
    Por fim agradeço novamente ao Diretor da escola Lucílio Souza Nobre que nos atendeu e orientou muito bem, e deixou as portas abertas para os nossos próximos estagios, e tambem ao professor orientador do estagio Cleber Mello dos Santos, na qual me mostrou como é o planejamento para a aula principalmente para as turmas do 2Ano. Finalizando esta postagem faço agradecimentos tambem aos meus colegas de estagio, os professores e a todos que estão me acompanhando neste aprendizado. Muito Obrigado Até a próxima.

                                                                                                                     Liu Hsuan Han 

    

2ª postagem - Fernanda Irala Rocha

Estágio Supervisionado II

Fernanda Irala Rocha

Escola Estadual Arlindo de Andrade Gomes

Minhas atividades de estágio Supervisionado II foram realizadas na Escola Estadual Arlindo de Andrade Gomes. Tendo como professora supervisora Sônia Márcia de Lucas. 
Acompanhei as turmas  do 2º ano A, 2º ano B e 1º ano C  durante 7 semanas.
O estágio realizado na escola teve início no dia 29, de março de 2012 e término no dia 20, de maio de 2012.
Na foto ao lado, salas de aula do AAG (Arlindo de Andrade Gomes), todas as salas de aula tem a mesma estrutura. A Escola tem ao todo 1200 alunos matriculados, as turmas em que acompanhei são turmas grandes.
A turma do 1º ano C é composta de 43 alunos matriculados, tendo pelo menos 40 alunos frequentes esta turma é superlotada, nas aulas em que eu estava presente tinha que pegar cadeira em outras salas, e colocar ao lado da porta, pois não tinha espaço. Devido ao grande número de alunos a bagunça entre os alunos era grande, só ficam quietos na hora da explicação, pois a professora pedia a eles um pouco de silencio.
O 2º ano A tem 37 alunos matriculados, o 2º ano B tem 36 alunos matriculados, os alunos do 2º ano são mais interessados, a maioria das matérias apresentadas a eles necessita de cálculos e interpretação, e isto acaba refletindo nas notas, como são aplicadas provas praticamente todas as semanas acompanhei as notas deles, e pude verificar que grande parte dos alunos tirava zero nestas provas.
A escola possui laboratório, como pode ser visto na foto ao lado. O laboratório é usado pelo professor de Biologia, aulas experimentais de Química não são realizadas.


Durante as sete semanas não assumi aulas, apenas acompanhei o desenvolvimento das atividades em sala de aula. Tive acesso ao diário da professora e seu planejamento, tais registros são feitos manualmente diariamente, ainda está em teste o sistema online de registros, a professora já lançou os dados, mas ainda não obteve respostas se o sistema já está em pleno funcionamento.  A professora  segue o conteúdo programado pelo estado no Referencial Curricular. Gostaria de agradecer a professora Sônia pela atenção e disposição durante as sete semanas de estagio realizadas.
Espero que por  meio desta postagem todos possam ter conhecido um pouco mais sobre a Escola Estadual Arlindo de Andrade Gomes.  

Fernanda Irala Rocha

2ª Postagem: Erica Fontes

Olá .. estou vindo aqui postar pela 2ª vez mais algumas informações que coletei no estágio realizado na escola E.E.Vespasiano Martins no período noturno, das 18h às 20:40h, localizado na Rua 13 de Maio.

Pude constatar o que já havia visto em escolas anteriores, o 1º ano do ensino médio possui um entusiasmo pela matéria de Química relativamente grande, são interessados, fizeram bastante perguntas pra mim, com eles acompanhei o desenvolver da matéria que abordava conceitos sobre átomos, e o que houve maior questões foi sobre a distribuição eletrônica. Já o 2º ano, ao meu ver, é a série mais desinteressada. Claro, que sempre há os bons alunos que estão sempre questionando os professores, mas de uma visão geral é a série mais bagunceira, há horas em que até o professor não sabe mais o que fazer pra conter tanta indisciplina, com eles acompanhei a matéria de diluição de soluções, concentrações. Com o 3º ano as aulas são mais motivantes, tem a turma do fundão como todas mas é uma ótima sala. O interesse dos alunos são enormes, a maioria vieram me perguntar como é a nossa Universidade, se há bastante recursos, sobre como é o nosso curso de Química. A sala inteira, até os desinteressados me pediram para que trouxessem eles no departamento de Química para conhecer os nossos laboratórios e fazer algumas experiências, com eles a matéria dada foi de Química Orgânica

No dia 02 de Maio não houve aula, pois teve o conselho de classe. Eu obtive autorização para participar do conselho, o que foi de extrema importância. Neste dia, eu aprendi como é feita esta analise e como eles questionam cada aluno. Através deste conselho, sabemos o que acontece com cada aluno, o porque eles não prestam atenção, se tem algum déficit de atenção ou até alguma deficiência , o porque de ter tantas faltas. E como sequência trabalham em cima para melhorar estes pontos. É neste dia em especial que se pensam em melhoras, no geral, para o ensino noturno.

O meu estágio que começou no dia 28/03 teve término no dia 09/05, espero poder voltar lá mais vezes. Segundo a professora e a diretora, os estagiários são sempre bem vindos pois só trazem junto alguma melhora para a sala de aula.

Erica Fontes

2ª postagem - Rubens Marcelo

         Bom estou vindo aqui novamente para a segunda postagem trazendo algumas informações a mais. Continuei meu estágio na E.E Hércules Maymone na quarta-feira anoite com o mesmo professor, Nelson Centurião Benitez, nas turmas do 1ºA e 1ºB. E além das salas de aula pude visitar outros lugares da escola como a biblioteca que por sua vez é bem organizada em com comparação com outras que já visitei, as fotos 1,2 e 3 mostram um pouco da estrutura da biblioteca. 

                

                Foto 1                                                                                  Foto 2


Foto 3

        Visitei também a sala dos professores (fotos 4, 5 e 6) quando os mesmos estavam realizando o conselho de classe, que também foi uma experiência interessante e de fundamental importância, pois pude ver efetivamente como se procede essa outra atividade de um professor.

                                                  
                          Foto 4                                                                                          Foto 5 

                                                                                   Foto 6

         Como no dia 25 de abril não teve aula na escola, pois os professores foram encaminhados para uma capacitação sobre o manuseio do diário online, tive que comparecer novamente no dia 16 de maio para compensar esta aula, onde foi neste dia que tive a oportunidade de ministrar uma aula para as duas turmas que estava observando (1ªA e 1ºB), que foi sobre a tabela periódica, família, período, além de matérias sobre os elementos químicos, como o número atômico, de prótons, elétrons e assim por diante, essa aula foi uma revisão geral somente da matéria que o professor ensinou durante o período do meu estágio. Enfim com essa experiência pude conhecer outras áreas que os professores atuam além de lecionar, como outras fornas de metodologia de ensino dos professores, o conselho de classe, a relação aluno-professor, e até mesmo professor-professor.
          E é isso, espero ter conseguido mostrar um pouco sobre como foi meu estágio e que essa minha experiência tenha contribuído com os demais colegas. 

terça-feira, 29 de maio de 2012

2ª Postagem por Wellington Prado - EE Lúcia Martins Coelho



2ª Postagem por Wellington da Silva Prado
Estágio Supervisionado II - Escola Estadual Lúcia Martins Coelho

                                         

Olá pessoal, no dia 16 de maio finalizei meu estágio supervisionado na Escola Estadual Lúcia Martins Coelho, sob a supervisão da professora Márcia Silva de Oliveira e acompanhando a turma da 1ª fase B. Antes gostaria de agradecer a todos por estas sete semanas que estive presente na escola, tanto quantos aos alunos, aos professores, aos diretores, as coordenadoras e aos funcionários que me receberam super bem. Durante o estágio tive a oportunidade além de observar as aulas de química, a participar delas ajudando os alunos nos exercícios, a escolher e corrigir exercícios para revisão antes da prova, e a ministrar uma aula experimental com o teste da chama. Participei ainda das rotinas de planejamento dos professores, do fechamento de notas e do conselho de classe. Observei que a 1ª fase B é uma sala bem participativa, mesmo reclamando dos últimos dez exercícios que deixei no último dia, todos copiaram e tentaram fazer, muitos são bem esforçados e com um pouco de explicação já conseguem resolver os exercícios. A escola possui uma ótima infra-estrutura, com várias salas de aula, sala de informática,  sala de multimídia, com uma biblioteca organizada e um ginásio poliesportivo. Conheci também um pouco da história da escola e da Dona Lúcia Martins Coelho, além de também ter começado dois projetos de química com as alunas do terceiro ano vespertino, juntamente com a professora Márcia e a diretora adjunta Déborah Dal Moro para a II FETECMS, no qual representaremos a Escola Estadual Lúcia Martins Coelho no segundo semestre. Enfim, quero agradecer a escola por esta oportunidade e pelas experiências que adquiri no estágio, espero que tenha ajudados os alunos contribuindo para a sua aprendizagem.


Fotos: Wellington da Silva Prado 








Wellington da Silva Prado

Estágio Supervisionado II

2° Postagem do estágio supervisionado II 
Escola Estadual Hercules Maymone
Kerolayne Gonçalves




          Olá pessoal, venho por meio deste mais uma vez compartilhar mais algumas experiências que tive com o meu estágio na escola estadual Hercules Maymone. Primeiramente queria dizer que em todas essas semanas que pude participar diretamente das aulas e conviver neste ambiente escolar tive certeza de que gosto mesmo de dar aulas, explicar os conteúdos e ver os alunos participarem, entenderem e ficarem satisfeitos com isso é muito prazeroso. Tive a oportunidade de observar como é um conselho de classe, algo que sempre tive a curiosidade e agora pude entender como são realizados, o dialogo entre os professores para lembrar de quem é o aluno, como se comporta, se está bem em outras matérias, qual suas dificuldades e problemas, etc. 
          Tive também a oportunidade de ministrar uma das aulas para o terceiro ano C (não a mesma que fiz observação) com o conteúdo sobre "éter" onde foi muito legal, pois todos participaram fazendo perguntas e respondendo as que eram feitas por mim. O mais interessante de tudo foi que dei aula em uma turma que eu não conhecia, então houve uma certa ansiedade da minha parte, mas os alunos foram muito acolhedores e tenho certeza que ajudei pelo menos um pouquinho por proporcionar uma aula diferente simplesmente pelo fato de não ser o mesmo professor deles de sempre (Profº Evandro Rodrigo Pedão).
          Gostaria de aproveitar esta oportunidade também para agradecer ao professor Evandro pela ótima recepção o tempo todo, à coordenação em geral que me apresentou a escola e a biblioteca em particular onde fiquei muito espantada com a organização e funcionamento impecável.
          Enfim, acho que deu pra dizer um pouco mais do tanto que me foi construtivo profissionalmente (pelas experiências em sala de aula e nas salas dos professores) e pessoalmente (pelo convívio com os alunos descobrindo um pouco mais da maneira como pensam e com os professores conhecendo seus pensamentos e atitudes diante de diversas situações). 
2ª Postagem  Adriana Bispo
E.E. 26 de Agosto

Foto   realizada pela acadêmica Adriana

Olá a todos.
Como previsto pelo programa da disciplina venho realizar minha segunda postagem sobre meu estágio obrigatório na EE 26 de Agosto.
o estagio realizou-se com a supervisão da prof. Silvana Balsan, licenciada em Química pela UFPe, como passado pela própria professora.
bom fui muito bem recebida na escola pelo alunos, os quais participaram das atividades propostas por mim e pela professora supervisora. realizamos algumas atividades praticas em todas as turmas as quais acompanhei, isso foi feito a pedido da supervisora, profª Silvana.
Com relação ao corpo de funcionário da escola só tenho a agradecer pois fui muito bem tratada, não tive a possibilidade de realizar muitas fotos da escola em si, porém consegui registrar algumas atividades realizadas.
Meu maior contato na escola em questão foi mesmo com a Profª Silvana. Pude assistir as aulas no 1º ano com Profº Paulo ( não obtive o nome completo do professor em questão), também licenciado em Química, com esta participação nas aulas do 1º ano, pude constatar as diferenças didáticas entres os professores da área no matutino.
Como dito anteriormente foi realizado nas turmas da profª Silvana algumas atividades praticas, como por exemplo no 3º ano, construções de modelos moleculares. 
ao término deste estagio, primeiramente tenho a agradecer a direção da escola por ter permitido a realização do mesmo, em seguida a profª Silvana de ter me apoiado durante, e por fim aos alunos que me receberam com carinho.
Mais detalhes sobre o desenvolvimento do meu estagio na EE 26 de agosto, será passado em tempo certo dentro da disciplina Estágio Obrigatório II. 
um grande abraço a todos!!!

Modelos moleculares realizados utilizados em aula do 3º ano
Foto   realizada pela acadêmica Adriana

Professora Silvana, mostrando os modelos para os alunos.
Foto   realizada pela acadêmica Adriana 

segunda-feira, 21 de maio de 2012

2ª POSTAGEM DE MARIA HELENA SUYAMA

2ª postagem - venho através deste blogger mostra e relatar um pouco da minha experiência no estágio supervisionado II na E.E. Profª Clarinda Mendes de Aquino, tenho muito a agradecer por ter cido muito bem recebida , na 1ª foto pela diretora : Marlene Filipetto Rossi de Oliveira que esta em pé ao seu lado esta a diretora adjunta: Maria Helena O. Souza e a funcionária da secretária: Iracilda, na 2ª foto pela coordenadora do curso do EJA: Sônia Terezinha Calin Lopes e na 3ª foto pela professora e supervisora do estágio: Fátima Aparecida Rodrigues. meu estágio teve inicio no dia 04/04/2012 até16/05/2012 nas quartas feiras,através desta experiência pude ver que existe uma grande diferença entre a teoria e a realidade que se tem em sala de aula, foi uma experiência muito gratificante, espero estar sempre aprendendo para que no futuro seja uma boa professora,pude observar, a professora, pude orientar os alunos ajudando a professora a tirar as duvidas dos alunos e por último pude aplicar uma experiência sobre cinética química, em relação a velocidade da reação, como mostra a foto 4.