sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Estágio III

PLANO DE AULA TURMA 3º ANO D



I) ESTAGIÁRIO

    Alexandre Henrique



II) EMENTA



         As observações serão realizadas nas turmas do 1º Ano J, 2º Ano F e 3º ano D. Posteriormente será aplicado um teste à turma do 3º Ano D, para avaliar o nível de conhecimento em Química.



 III) OBJETIVOS



Objetivo Geral

·        Observar as aulas do professor regente e vivenciar o cotidiano dos alunos do Ensino Médio noturno. Realizar uma avaliação no 3º Ano D, com o intuito de determinar o conhecimento básico em Química.

 Objetivos Específicos

Avaliar o conhecimento em Química da turma do 3º ano D, o teste prioriza detectar o grau de saber nos conteúdos básicos do 1º e 2º Ano do ensino médio. Os tópicos abordados na avaliação são:

- Sistema homogêneo e heterogêneo;

- Propriedade da matéria: densidade;

- Estrutura de um átomo: número de massa, prótons, elétrons e íons: cátions e ânions;

- Nomenclatura de ácido, base e óxido;

- Substância pura e composta;

- Equação química: reagente e produto;

- Concentração comum;

- Reação exotérmica e endotérmica;

- Constante de equilíbrio.



IV) PROGRAMA



Campo Grande, MS, 26 de setembro de 2011

Escola Estadual Vespasiano Martins                           

Turma:  1º J no primeiro tempo                     Período noturno do ensino médio.

Tempo de aula: 50 min.        Início da aula: 18:15 ;        Término da aula: 19:15

Total de alunos: 62 ;             Estudantes presentes: 15 



Turma:  2º F no terceiro e quinto tempo        Período noturno do ensino médio.

Tempo de aula: 50 min.        Início da aula: 20:15 ;       Término da aula: 21:15

Quantidade de estudante: 72 no total;                             Presentes: 40 alunos.  



Turma: 3º D no segundo tempo.                       Período noturno do ensino médio.

Tempo de aula: 50 min.        Início de aula: 19:15 ;          Término de aula: 20:15

Quantidade de aluno: 53 alunos matriculados ;                    Presentes: 31 alunos.



Breve relato



         Em princípio, fui bem recebido pela direção, coordenação e pela professora de química. As aulas iniciam-se às 18h15min, na sala do 1º ano J, o que chama a atenção é a quantidade de estudantes que consta no diário desta sala (62 alunos matriculados), com relação aos 15 alunos em média presentes. No 2º ano F, há matriculados 72 estudantes, dos quais, apenas 40 alunos estão presentes em média. No 3º ano D, dos 53 inscritos, apenas 31 em média comparecem na escola. Isto corrobora o alto índice de evasão escolar, por parte daqueles que estão em idade escolar. Outro fato que comprova a evasão escolar, é a quantidade de sala de aula utilizada no período noturno, das 11 salas que a escola disponibiliza, apenas 3 salas são ocupadas no noturno. Ao apurar o motivo de tamanha desistência, em colóquio com a coordenadora, esta me relata que os estudantes optam pelo EJA (antigo supletivo), por ser mais rápido que o ensino regular.

         Em conversação com a professora, indaguei-lhe da falta de permanência dos alunos na aula e o porque de alguns estudantes preferirem estudar à noite; ela respondeu-me que a maioria trabalha durante o dia e em relação a permanência, não há interesse pelo aprendizado, muitos estão aqui para cumprir tabela, meramente concluir o ensino médio.

         Ao observar as salas é evidente o desinteresse dos estudantes, sem mencionar a falta de respeito de alguns com seus colegas e com a professora; os alunos entram e saem do recinto sem pedir licença, ouvem música pelo celular, conversam enquanto a professora tenta explicar o conteúdo e no final eles dizem que não entendem, que é muito difícil. Mas, percebo que não há esforço por parte do aluno, em mudar sua atitude em relação ao estudo, muitos não trazem o livro de Química que lhe é ofertado, deixam-no em casa, pois o dito cujo é pesado e fácil de esquecer. Aí eu me pergunto, como esquecer de um livro que eles dizem ser pesado, não tem como, é falta de ânimo, interesse e responsabilidade com o próprio engrandecimento intelectual.   Assim, eu fico a me indagar: como aguçar a mente destes jovens rumo ao saber ?                   

Dias Presenciais



Dias
Semana
Trabalho Desenvolvido
19/09/11
Segunda-feira
Observação em sala.
26/09/11
Segunda-feira
Prova em todas as salas (cuidar).
03/10/11
Segunda-feira
Observação, início 4º bimestre.
10/10/11
Segunda-feira
Feriado (aula programada).
17/10/11
Segunda-feira
Observação.
24/10/11
Segunda-feira
Aplicação de teste no 3º Ano, proposto pelo estagiário.
28/10/11
Sexta-feira
Aula expositiva 3º Ano, correção do teste.
*31/10/11
Segunda-feira
Feriado (aula programada).



 * Devido ao feriado de 31/10/2011, não haverá aula neste dia. A aula que seria ministrada nesta data, no 3º Ano D, foi antecipada para 28/10/2011, sexta-feira.




Nenhum comentário:

Postar um comentário