segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Bom dia!!!
Sou Luana e venho por meio desta falar sobre minha experiência no estágio III.
Neste estágio acompanhei duas professoras da escola estadual José Scampini, uma era química formada pela UFMS  e a outra é uma bióloga formada pela UCDB, ambas lecionam química.
O que pude notar é que esta escola possui muitos alunos no período noturno, muito diferente de outras escolas já relatadas aqui. A escola possui problemas seríssimos de infra estrutura, principalmente na fiação elétrica, inclusive não era raro quando durante as aulas, a energia simplesmente acabava.
Desde já agradeço  

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Feira de Ciências - Escola Ativa Idade

1ª Postagem Higor-Etágio Obrigatório III

A escola Ativa Idade de educação infantil e fundamental, localizada na rua Dr. Zerbini, 243, no bairro chácara cachoeira, realizou no dia 13/09/2014 sua Feira de Ciências interna e aberta para visitação do publico. 

O tema da feira de ciências foi a "Evolução da ciência e nosso futuro" e esta ocorreu na quadra de esportes da escola. No centro da quadra foram armados dois grandes estandes, sendo um para UFMS em que acadêmicos de química e biologia levaram oficinas experimentais, e outro estande para o projeto Arara Azul (http://www.projetoararaazul.org.br/Arara/default.aspx). 


Foto 1: Integrantes da UFMS na Feira da escola Ativa Idade
Fonte: Higor Borher

Os acadêmicos de química participantes: Higor Borher, Luis Almeida, Priscila Hatsumi e Wilain Nunes e a acadêmica de biologia Geisiely Pedrosa, representaram a UFMS junto ao professor Dr. Ivo Leite. 

As Oficinas realizadas de química foram mais com o intuito de estimular e apresentar esta ciência para crianças que a pesar de não conhecerem o que é química, demonstraram já habilidades intrínsecas da área.

Os trabalhos apresentados foram sem dúvidas surpreendentes! Crianças a partir de 6 anos já explicando com as próprias palavras a ação de fungos, bactérias, germinação de plantas, alimentos orgânicos, reações químicas!! Deixou a todos de queixo caído! Pois não havia decoreba, não havia papelzinho na mão e muito menos cartolina com babador!!! Os alunos sabiam do que estavam falando.

A Feira foi destaque no programa da TV Guanadi (Grupo Bandeirantes de rádio e TV) e pode ser visto no link (https://www.youtube.com/watch?v=3PQLYQupje0) 

Para finalizar, quero parabenizar a direção da escola e toda equipe pedagógica pelo excelente evento organizado e por conseguir estimular e ensinar com Qualidade seus alunos. Parabéns!!

Foto 2: Stande da UFMS  Fonte: Higor Borher

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Estágio Obrigatório III
2° Postagem- Rafael Lobo Sáber Guimarães

Boa noite pessoal, novamente gostaria aqui de relatar algumas experiências minhas neste estágio, que julgo terem sido de grande importância na minha vida acadêmica e profissional. 
Na semana passada participei da IV FETEC-MS e III FETEC-MS Jr.(Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul; Feira de Tecnologias, Ciências e Criatividade de Mato Grosso do Sul Júnior 2014 e Exposição de Projetos de Tecnologias, Engenharias e Ciências da Região Centro-Oeste), juntamente com os alunos da Agroescola da Embrapa Gado de Corte, que são alunos que se formaram no curso de Técnico em Agropecuária e fazem uma "espécie" de especialização em bovinocultura de corte. Durante o evento fiquei responsável pelo transporte dos mesmos, além de auxilia-los durante as apresentações de suas palestras, cujo o tema era sobre "Qualidade da carne e do couro bovino". Para melhor atende-los e não deixar as minhas atividades na Embrapa, contei com o apoio e ajuda do colega Fábio Sobral, o qual me auxiliou no transporte dos alunos e apoio durante as palestras. 
Confesso que nunca tinha participado ou visitado a feira e realmente fiquei impressionado com o tamanho, com o número de participantes e principalmente com a qualidade dos trabalhos. Digo isto, pois estiveram presentes alguns avaliadores da Embrapa, e os próprios se impressionaram com os trabalhos apresentados e tiveram grande dificuldade em realizar a premiação oferecida pela Embrapa na área de Ciências Agrárias, tendo estes que levar dois trabalhos para serem analisados por uma comissão técnica da empresa.
Também durante esta semana, mais precisamente na terça-feira, realizei uma visita, juntamente com minha namorada, minha mãe e minha irmã no Museu das Culturas Dom Bosco, localizado no parque das Nações Indígenas e novamente fiquei impressionado com a as exposições apresentadas pelo mesmo, tanto as exposições de longa duração, quanto as temporárias, apenas gostaria de dizer o mesmo do atendimento, que em minha opinião deixou muito a desejar, mas isto não vem ao caso.

Abração a todos.

sábado, 1 de novembro de 2014

Primeira postagem estágio III

Olá a todos! Meu nome é Fábio S. Nogueira, acadêmico do curso de Química Licenciatura da UFMS. Estou no estágio III ao qual faço na E.E José Barbosa Rodrigues, estagiei no período de 01/08/2014 à 29/09/2014 à escola se localiza na RUA: Elesbão Murtinho, 856 Bairro Universitário, CEP. 79.063-040 Telefone: 3387-9966.
Neste período de estágio tive o acompanhamento do corpo discente da escola ao qual é composta pelo: Diretor Edvaldo Lourenço da Silva, Coordenador Antônio Andrade Lima, Professora Aline Menegassi Mangini, horário do estágio todas segunda - feira 18 h 50 min às 22 h 45 min, turmas acompanhadas 1ºQ, 2ºG, 1ºN, 2º H, 2ºJ.
Quero aqui fazer um breve resumo do meu estágio para que os que estão lendo esse Blog possa ter uma visão geral dos acontecimentos dentro da escola. Neste tempo de escola fiz várias anotações, não quero aqui só expor o lado triste do fatos, mas também dizer que foi gratificante estagiar neste escola, pois, o que importa e o aprendizado que eu desenvolvi como futuro profissional da área. Primeiramente quero dizer que fui muito bem recepcionado pela escola e todo corpo docente, quero aqui agradecer a professora Aline pela a oportunidade de estagiar neste período.
Neste estágio tive a oportunidade de visualizar várias salas e com isso ter uma visão ampla do que é dar aula a uma sala cheia de alunos e ver o modo de agir do profissional da área, pude perceber que no geral a conversa dentro de sala de aula ainda hoje é um problema a ser solucionado, o celulares idem e digo que até a falta de educação com a professora foi algo triste e desrespeitoso com ela,os palavrões toda hora acontecia e pude ver que mesmo a professora ensinado, revisando e ajudando os alunos ao máximo eles tinham dificuldade com o conteúdo proposto, esse fato pude ver principalmente nas provas, mas tenho que ressaltar que eles não se empenhavam o necessário para obter melhores notas, 
Neste tempo houve duas brigas dentro de sala de aula, só provando que falta um pouco de ajuda das famílias para ajudar a melhorar a escola ao qual o filho dela estuda, pois, educação vem de casa é a escola e só uma extensão da casa para desenvolver o intelecto e a moral dos alunos. E em  contra partida pude observar e conversar com alunos e até ajudar eles em várias atividades, vê que tem várias alunos interessados e que produzem bem dentro e fora de sala de aula, tanto com o conteúdo proposto como com trabalhos fora de sala de aula, assim como a exposição de plantas e flores que eles pesquisaram e colocaram dentro dos corredores para embelezar a escola.Outro fato bacana foi que encontrei dois ex. estudantes e agora professores de Química que se formaram na UFMS são eles o Márcio e o Alex, os dois gente boa da conta.
Bom pessoal ao qual acompanha o Blog, valeu pela paciência de ler o meu relato espero ter sido claro é objetivo no meu resumo um abraço a todos.