quarta-feira, 30 de abril de 2014

Dupla Ariane e Sandra -Plantio e germinação em garrafa pet, de maxixe e rabanete. Turma de Pedagogia 2015

As sementes de terra adubada tiveram um desenvolvimento muito significativo e já pode-se perceber que o maxixe adquiriu a textura espinhosa do caule...
18ª dia- Terra Adubada
22ª dia- Terra do Quintal
Já as sementes da terra do quintal aparentemente estão fraquinhas no seu desenvolvimento, talvez seja a terra não muito produtiva...
As plantas estão na parte superior da horta de cebolinha da minha mãe, são regadas todos os dias na parte da tarde exceto os dias chuvosos, recebem bastante oxigênio e luz solar, acredito que seja esse o motivo do desenvolvimento rápido da terra adubada...
A terra do quintal foi retirada da região sul da cidade,saída para sidrolândia, no bairro Jardim Nogueira, e tem uma aparencia um pouco amarelada.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Estágio Supervisionado II

1° Post: Priscilla Hatsumi Ito

A Escola Estadual Severino de Queiroz situada na Rua São Paulo, Bairro Vila Rosa impressiona com as excelentes notas do IDEB e ultrapassando a meta proposta como mostrado no gráfico abaixo.



            A escola é um tanto incomum para os nossos olhos de estagiários que apesar da pouca experiência escolar, ainda assim nos ressaltam as paredes limpas e azuis, até mesmo nos banheiros, o chão relativamente limpo, e alunos que respeitam o ambiente, a escoa e os que nela trabalham.
            Ao chegar à escola, fui recebida pelas coordenadoras Marilene e Marilena de forma muito cordial, e agitadas com o “Dia da Poesia”, a coordenadora Marilene me explicou a política da escola e me auxiliou para contribuição mútua para o progresso da escola e do meu aprendizado. Pouco depois me apresentou à diretora Mara, que foi muito solícita e simpática.
              Essa primeira impressão, desde a entrada até os mínimos detalhes foi de “gente que faz”, um exemplo é que um elevador usado para auxílio de cadeirantes estava sendo consertado no momento antecedente à minha entrada na sala de coordenação, e eu curiosa, perguntei aos alunos da escola há quanto tempo o elevador estava quebrado antes do conserto, e eles me responderam que fazia mais ou menos uma semana, e sim fiquei surpresa, entre burocracias e uma política de "um empurra pro outro fazer" (que infelizmente ocorre no nosso país), imaginei uma espera mais longa para o conserto do elevador.
            Outro exemplo de pessoas proativas que tive foi o da minha professora orientadora, a prof. Leufa, que leciona química há mais de 20 anos, e sua experiência e profissionalismo excede  expectativas.
(Revisado em 23/08/2014)

domingo, 27 de abril de 2014

Experiência de Germinação na Garrafa Pet - Pedagogia 2015 - Dupla Allyne e Aline

          - Garrafa pet terra com húmus de minhoca (Sob responsabilidade da Allyne)

  • 8º Dia - 18/04/2014




  • 11º Dia - 21/04/2014
- Os brotos cresceram e ficaram com caules compridos e finos, ficando frágeis e, dependendo da incidência de luz solar as plantinhas se viram todas para luz do sol;


  • 13º Dia - 23/04/2014


- Em detalhe a folha de maxixe;

- Em detalhe a folha de rabanete;

  • 14º Dia - 24/04/2014

  • 16º Dia - 26/04/2014
- Após 15 dias de plantadas as sementes onde em alguns dias achei que minhas plantinhas já estavam quase morrendo, percebi que começaram a surgir brotinhos;



  • 17º Dia - 27/04/2014
- Devido à fragilidade de seus caules 2 dos brotos de maxixe quebraram;



- Garrafa pet com terra do quintal (Sob responsabilidade da Aline):

  • 13º Dia - 23/04/2014



  • 17º Dia - 27/04/2014












sábado, 26 de abril de 2014

Plantio e germinação, em garrafa pet, de maxixe e rabanete. Turma de Pedagogia UFMS 2015 - Dupla Mila Muriel e Tatiane Lima.
Responsável: Mila Muriel
Terra adubada
Data da plantação: 11 de abril de 2014
Hora: 17 horas e 30 minutos



Na garrafa verde foram plantadas dois tipos de sementes de maxixes, liso (lado esquerdo) e espinhoso (lado direito), para ver se haveria diferença no crescimento, e na outra garrafa apenas rabanete.

Dia: 16 de abril
Após cinco dias,  o brotinho de maxixe começou a aparecer (primeira foto abaixo) e o rabanete também (segunda foto abaixo).

Dia: 21 de abril
Após cinco dias:
O rabanete brotou mais, tendo em média 3 cm de caule e 1,5 cm de folhas.
O maxixe, não teve diferença do liso para o espinhoso, tendo em média 4,5 cm de caule e 2,5 cm de folhas.


Dia 28 de abril
As plantas morreram.



Plantio e germinação, em garrafa pet, de maxixe e rabanete. Turma de Pedagogia UFMS 2015 - Dupla Mila Muriel e Tatiane Lima.
Responsável: Tatiane Lima
Local: bairro Portal Caiobá, região sul de Campo Grande, MS.
Data: 15 de abril de 2014
Hora: 15 horas e 30 minutos
Solo: Latossolos vermelhos distróficos

Característica do solo: São solos minerais profundos e bem drenados, com coloração indiscriminada (vermelha ou amarela), com diferentes classes texturais, desenvolvidos a partir dos mais diversos materiais originários. Possuem horizonte “B” desenvolvidos, textura arenosa, condicionada pelo substrato rochoso. Geralmente, verifica-se, no município, a presença de solo com textura média, localizadas em terras planas ou suavemente onduladas. Apresentam grande capacidade de infiltração d’água superficial com pouca susceptibilidade à erosão. No entanto, sob condições de uso inadequado, ou sob fortes precipitações, processos de degradação ambiental irreversível podem ocorrer.
OBS: Acontecem frequentemente erosões, no período das chuvas, as crateras voltam a aparecer e o solo começou a ceder no bairro.
Fonte: http://www.atribunanews.com.br/cidades/campo-grande/paralisacao-de-obra-de-drenagem-agrava-erosao-no-portal-caioba-i



As plantas começaram a crescer a partir do quarto dia de plantada, assim, segue o acompanhamento do crescimento de quatro em quatro dias.
DIA 4 – 19 de abril de 2014
Lado esquerdo: Rabanete
Tamanho: 1 cm, folhas 0,5 cm
Lado direito: Maxixe
Tamanho: 0,5 cm, folhas 0,3 cm


DIA 8- 23 de abril de 2014
Rabanete (lado esquerdo): Caule maior 4,5 cm, outros caules 3 cm, folhas 1,5 cm
Maxixe (lado direito): 4 cm, folhas 2 cm


DIA 12 - 27 de abril de 2014
Rabanete (lado direito): Caule maior 8 cm, outros 7 cm, folhas 2 cm
Maxixe (lado esquerdo): Caules 6 cm, folhas 2,5 cm


DIA 16 - 01 de abril de 2014
Três dias após a foto acima as plantas morreram. Tentei colocar mais água pra ver se faria diferença, mas no dia seguinte as plantas tomaram toda a chuva da madrugada. 





quinta-feira, 24 de abril de 2014

RABANETE/ dupla: Carliani e Elaine


No processo de plantação e germinação, o único sobrevivente entre o maxixe e o rabanete, infelizmente foi somente o rabanete. A terra é adubada, porém, talvez o fator climático, acredito eu, não ajudou no desenvolvimento do maxixe. O rabanete permanece o seu crescimento estando com aproximadamente 70 graus e está sendo aguado dia sim, e, dia não. Está em um local com pouca luz do Sol e ventilação, devido problemas com animais em minha residência.

Dupla Ariane e Sandra -Plantio e germinação em garrafa pet, de maxixe e rabanete. Turma de Pedagogia 2015

Ao longo dos dias o desenvolvimento das sementes foi bem visível, principalmente as da terra adubada. As da terra do quintal nasceram mais ainda estão "feinhas" e não tiveram um crescimento muito grande...
As fotos registradas abaixo foram tiradas hoje24-04-14 por volta das 16:00h.
Esse é o desenvolvimento da terra adubada.
 Esse é o desenvolvimento da terra do quintal.

terça-feira, 22 de abril de 2014

Plantio e germinação em garrafa pet, de maxixe e rabanete. Turma de Pedagogia 2015 - Dupla Rosângela e Ivony

     O plantio iniciou-se em 06 de abril de 2014, dia 07 e 08 não aconteceu nada. Segue abaixo registrada em fotos a germinação das sementes de maxixe e rabanete até o dia 22 de abril  de 2014. 
    O rabanete nasceu primeiro que o maxixe, no dia 09, plantei 18 sementes de rabanete e nasceu 19, provavelmente caiu uma semente a mais no momento do plantio. Observei que tem uma semente de rabanete que nasceu, mas não se desenvolveu.
    O maxixe, das 18 sementes plantadas nasceu 17. Tanto o rabanete como o maxixe estão crescendo e ficando deitados, não sei se é dessa forma mesmo ou se é porque tem pouca terra.